Arnaldo Pereira vence Macedense e conquista Taça Distrital AF Bragança de Futsal
A Escola Arnaldo Pereira venceu, este domingo, o Grupo Desportivo Macedense na final da Taça Distrital AF Bragança de Futsal, no escalão de juniores, por 2-3. No jogo realizado no Pavilhão da Coxa, em Bragança, o emblema brigantino juntou a conquista da Taça ao Campeonato Distrital numa dobradinha plena de sucesso.
A turma orientada por Manuel Rodrigues confirmou os prognósticos e começou a construir a vitória aos sete minutos, do primeiro tempo, na conversão de uma grande penalidade, por Dinis César, a castigar uma mão na bola de Pedro Neto.
Sem alterações no marcador até ao intervalo, a EFAP iniciou a etapa complementar a festejar o segundo golo do encontro. O capitão Daniel Alves, aos 21’, aliou a sua capacidade técnica a um forte remate para ampliar a vantagem.
A reação do conjunto macedense surgiu aos 30’. Telmo Pedro com um remate forte e colocado furou a barreira defensiva brigantina e colocou emoção na partida. Com a obrigação de marcar golo para almejar o objetivo da conquista da Taça, o Macedense abriu espaço nas suas linhas mais recuadas.
Aos 38’, surge o golo de Choupina ao desviar no segundo poste um passe de Dinis César, deixando Manuel Rodrigues a respirar de alívio. A três segundos do final, Pedro Neto consegue o 2-3, mas insuficiente para operar a reviravolta.
Após a conquista do troféu, o técnico Manuel Rodrigues (EFAP) apontou o sucesso na prova rainha como catalisador para um bom desempenho na Taça Nacional. “Foi um bom jogo em que defrontámos um Macedense com linhas bastante recuadas a apostar nas transições, tal como esperado. Começámos bem, com alguma paciência, mas depois perdemos algum desse controlo e jogámos com mais emoção e menos razão. O importante é termos ganho a Taça e levamos esta motivação para a próxima jornada da Taça Nacional.”
O técnico macedense Américo Fidalgo considerou que a diferença esteve no momento da finalização. “A eficácia ditou o vencedor. Tivemos várias oportunidades durante a partida, com bolas no poste e uma boa exibição do guarda-redes adversário, pressionámos o adversário, mas acabámos por sofrer golo. A minha equipa mostrou-se muito desgastada, temos poucas opções, e jogar na pressão ao adversário abriu espaços nas linhas recuadas”.
O capitão Daniel Alves, autor do segundo golo na final, mostrou-se radiante pelo troféu alcançado e revelou o segredo do seu bom momento de forma. “Foi um jogo difícil e equilibrado contra um adversário com muito valor. Estou muito feliz pela conquista deste troféu e agora o foco é na Taça Nacional e no Campeonato Distrital de seniores. Esta oportunidade de trabalhar nos seniores tem sido de extrema importância para o meu crescimento como jogador e assim mostrar mais resultados na equipa de juniores.”
A formação de juniores da EFAP muda o “chip” para as provas nacionais e prepara o embate frente à AVA Futfênix, relativo à 3.ª jornada da Taça Nacional de Futsal Sub-19. A partida está agendada para dia 2 de abril, às 17h00, no Pavilhão da Coxa.
Foto: Guilherme Moutinho