Baixo Sabor

Baixo Sabor espera Estação Náutica para promover desenvolvimento turístico no território

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-07-21 11:55

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) assinou um protocolo com 30 entidades e organismos públicos e privadas para a criação das Estações Náuticas do Baixo Sabor, considerado um passo importante para o desenvolvimento deste território.

“Foi dado um passo importante com a assinatura deste protocolo com estas 30 entidades locais e regionais, e contamos até ao final do ano, ter este o processo concluído e certificado pelo Fórum Oceano”, explicou o presidente da AMBS, Eduardo Tavares.

Os Lagos do Sabor fazem parte integrante da albufeira do Baixo Sabor, com extensão de cerca de 70 quilómetros e que abrange os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, que agora assumem compromisso da instalação de um projeto de criação de uma Estação Náutica Polinucleada, onde os visitantes podem praticar diversos desportos aquáticos.

Os quatro autarcas do Baixo Sabor têm vontade da criação de uma Estação Náutica Polinucleada, um projeto que deverá estar certificado até ao final de 2022 e fazer parte da rede nacional deste tipo de equipamento.

“Com este tipo de projetos pretendemos criar um turismo sustentável, a captação de jovens para o território e criação de emprego e criação de riqueza”, vincou o também presidente da câmara de Alfândega da Fé.

De acordo com o autarca, as Estações Náutica são um projeto amplo, sendo um contrato social que é feito com as forças vivas do território, como o setor do turismo, empresas ou divulgação da gastronomia.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, este pode ser um dos melhores exemplos que há na região Norte, dado o potencial paisagístico dos Lagos do Sabor.
“Há aqui [Baixo Sabor] um potencial de desenvolvimento deste território do ponto de vista socioeconómico que é muito importante. Agora com a assinatura deste protocolo relacionado com a criação das Estações Náuticas, dá-se um passo importante que envolve vários parceiros. Este é um dos melhores exemplos da região Norte em relação à promoção turística do território”, vincou a governante.

Por seu lado, António José Correia, coordenador da Rede Estações Náuticas, disse que a coordenação destas estruturas é importante para que se possam priorizar investimentos.
“Há 13 critérios para a criação das Estações Náuticas que têm de ser tomados em conta como é a sustentabilidade, acessibilidades, segurança ou quantos parceiros tem a atividades empresarial nestes projetos em termos atividade náutica. Nunca chumbamos nenhuma candidatura, mas temos em conta todos várias medidas”, explicou o responsável.
Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e a marca “Lagos do Sabor”.

O projeto “Lagos do Sabor” prevê ainda a criação de um “Eco-Resort” flutuante, com unidades de alojamento e capacidade de navegação nos lagos e pontos de ancoragem em forma de flor de amendoeira com pequenas piscinas centrais.

A isto, somam-se praias fluviais e ancoradouros, abrangendo os quatro municípios numa única gestão ao longo de 70 quilómetros de lagos.

Assinaturas MDB