Bragança

Bombeiros ansiosos pela recuperação do jovem que resgataram da barragem

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2014-07-24 11:55

Mantém-se internado em estado crítico o jovem de 18 anos que, há pouco mais de uma semana, cinco bombeiros de Bragabnça resgataram da barragem de Castanheira. Este foi mesmo um caso raro, pois não é normal os mergulhadores conseguirem participar em operações de salvamento e retirarem vítimas com vida numa situação semelhante.
Agora, os cinco bombeiros que ajudaram a resgatar o jovem, natural de Vinhais, esperam que consiga recuperar, apesar do cenário complicado.
Isaque Baptista, Paulo Ferro, António Leal, Marcolino Cepeda e José Rodrigues foram os bombeiros que se lançaram à água, na semana passada, depois de um alerta inicial dado por um jovem cadete, presente no local. “Muitas das pessoas nem se aperceberam da aflição”, explica Paulo Ferro, um dos primeiros a chegar ao local. Com formação de nadador salvador, não hesitou em atirar-se à água, de roupa interior. “Sem óculos, a visibilidade era muito reduzida e não o conseguimos detetar”, contou ao Mensageiro.
Mas António Leal, Marcolino Cepeda e José Rodrigues chegaram pouco depois e, já equipados, foi depressa que localizaram o jovem, submerso já há vários minutos. “Com os óculos, localizei-o logo. Mas, devido ao fato de mergulho de neoprene, não conseguiamos chegar à profundidade a que ele estava, pois o fato ajuda a flutuar”, explicou António Leal.
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição em papel)

Assinaturas MDB