Vinhais

Campeonato Nacional de Chegas de Touros está de volta (com vídeo)

Publicado por AGR/Marta Pereira em Sex, 2017-06-30 11:51

Com mais dois touros do que em 2016, o campeonato nacional de chegas de touros de raça mirandesa está de volta. As chegas arrancam na arena de Vinhais a partir do dia 9 de julho, com a final marcada para 13 de agosto.

“Temos 30 animais, mais dois do que no ano passado”, frisou Carlos Silva, presidente da Prorruris, que organiza o campeonato, na sexta-feira, data em que se realizou o sorteio na presença dos produtores. “Vamos continuar a fazer o que nos propusemos em 2009, que era promover a raça mirandesa e uma tradição que na altura não estava regulamentada, não tinha chegas organizadas, havia poucas chegas na região. Se mais nenhum mérito tiver esta iniciativa de Vinhais, pelo menos sentimo-nos realizados pois conseguimos com que por toda a Terra Fria Transmontana haja chegas. Não há quase nenhuma festa que não tenha chegas. Não há praticamente nenhum concurso concelhio de bovinos que não tenha chegas da raça mirandesa. Inclusivamente até já há um segundo torneio com touros de raça mirandesa”, frisou Carlos Silva.

Em jogo estarão 20 mil euros em prémios, a dividir por duas categorias: touros com menos de cinco anos e touros com mais de cinco anos. “O que queremos é distribuir por todos os criadores porque a festa é deles e são eles que têm de continuar a preservar e promover esta raça”, frisou.
Manuel Afonso, de Carragosa, é um dos veteranos. “Há nove anos que participo. Só no ano passado é que não ganhei nada. Este ano participo com três touros. A expectativa é ganhar”, frisou.
 

Assinaturas MDB