Nordeste Transmontano

Deputados do PS organizam sessões entre população e governantes para “região ser ouvida” por quem decide

Publicado por AGR em Qui, 2022-07-21 12:07

Os dois deputados do PS eleitps por Bragança, Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, vão organizar um ciclo de sessões denominadas Agenda para o Território, que pretende juntar num mesmo momento representantes da sociedade transmontana e governantes para discutir as prioridades para o Nordeste Transmontano no próximo quadro comunitário.
A primeira dessas sessões decorre já na próxima quarta-feira à tarde, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

“Acontece dentro do que deve ser a atividade parlamentar dos deputados da região, que lutem por dar voz à região e trazer os decisores políticos a ouvir as pessoas da região e assumir compromissos relativamente ao futuro.

Pretende-se organizar uma série de eventos, que hão de cobrir diversos temas como a agricultura, ambiente, saúde, economia social, infraestruturas, demografia. Há um conjunto de temas que achamos que são importantes discutir.

Da minha experiência enquanto governante e parlamentar, percebemos que quem decide muitas vezes não tem o conhecimento sobre aquilo que as pessoas da região pensam”, explicou Sobrinho Teixeira ao Mensageiro.

O deputado pretende “estimular o debate, que será aberto a todos”, para além de “ouvir o que as pessoas pensam na região e eles [governantes] assumirem o compromisso de execução”.

Nesta primeira sessão estarão presentes a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“O primeiro tema é a iniciativa empresarial e a forma como os fundos públicos devem gerar economia da região.

Há uma série de empresas convidadas que procurarão dizer qual deveria ser o caminho e a orientação que estes fundos comunitários deveriam ter e ser canalizados para que mais empresas se fixem na região e as empresas existentes possam ter mais investimento.

Este parece-nos um tema preponderante. Tem de ser dado cada vez mais espaço à iniciativa privada para gerar mais riqueza.

Nesse painel, para além das empresas, há a opinião da ciência e da inovação, das autarquias”, explicou ainda Sobrinho Teixeira.
O objetivo será organizar um evento destes por mês, passando pelos vários concelhos do distrito de Bragança.

O início da sessão está marcado para as 14h30 e o primeiro debate será moderado por Jorge Nunes, antigo presidente da Câmara de Bragança.
Haverá um momento para as empresas partilharem as suas preocupações, bem como representantes do setor da investigação e inovação.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, e a presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, também participam.

Assinaturas MDB