Mogadouro

Festival Terra Transmontana superou expectativas

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 07/31/2025 - 11:33

O Festival Terra Transmontana (FTT) é já um evento cultural e turístico “consolidado” em Mogadouro, com os visitantes a destacar a animação e convívio que esta iniciativa trouxe durante dois dias à zona histórica desta cidade, que segundo organização foi “o mais participado de sempre”.

As principais artérias que ligam o centro da cidade aos largos de Conde Ferreira e da Misericórdia viram passar alguns milhares de pessoas, vindas um pouco de todo o lado e do estrangeiro, onde o Mensageiro se cruzou com espanhóis, franceses, alemães ou ingleses.

Célia Ferreiro bem pode ser um exemplo de quem veio de Pamplona, em Espanha, para estar com o seu grupo de amigos nesta edição do FTT.

“Adoro este festival. As ruas estão enfeitadas à moda antiga e gastronomia local que adorei. Todo o centro histórico da cidade é incrível e está bem decorado”, vincou a visitante.

Por outro lado, Creusa Martins quem também vinha acompanhada por um grupo de amigos da zona de Coimbra disse que não era a primeira vez que vinha ao FTT, e acrescentou que é um festival que já parte da sua agenda de verão devido à cartaz musical e à animação de rua, entre outros ingredientes, o que torna esta ciada “mágica”.

Este festival, que começou em 2014, vai já com 10 edições apenas com um ano interregno devido à pandemia. Teve este ano como mote “Mogadouro de vila centenária a jovem cidade”, que deu a conhecer aos visitantes a história de um concelho que se perde nos alvores da nacionalidade e que celebra a toda a sua história, tradições e cultura.

Este festival congregou um conjunto de iniciativas históricas, culturais, musicais, lúdicas e gastronómicas, que no seu todo fizeram uma viagem pelo antigo burgo, e atual cidade de Mogadouro.

O desfile estenográfico para além das peças compostas e por vezes cheias de públicos deram um ar de festa e convívio, entre os participantes, que desde o início ao fim da contenda, se mostram bem-dispostos e divertidos com o acontecimento que juntou mais de 800 figurantes, de acordo com a organização.
Segundo o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, o FTT é já uma marca da cidade e do concelho de Mogadouro, porque tem uma identidade próprias, sendo igualmente um chamariz à zona histórica, onde as casas, mesas as mais devolutas, abrem as suas portas e se transforma em locais de cultura e gastronomia, onde os produtos locais são os principais ingredientes, para assim se valorizar a economia local.

“Este ano houve uma aposta na melhoria dos acessos aos recintos do festival, o que permitiu uma maior fluidez do trânsito e das pessoas”, frisou.

Assinaturas MDB