Governo veio anunciar concurso de 30 milhões para a ponte

O ministro da Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, admitiu na sua passagem por Vimioso, onde anunciou o lançamento do concurso de 30 milhões de euros para a construção da ponte sobre o rio Maçãs, que o Governo tem como prioridade assumida corrigir assimetrias regionais, sem nunca esquecer as populações transmontanas.
“É fundamental garantir o equilíbrio de oportunidades a todos os cidadãos, sejam quais forem as zonas do País onde vivem, e incentivar a fixação de populações e a atração de novos residentes para o Nordeste Transmontano, através do investimento em acessos rodoviários, entre outros aspetos”, defendeu o ministro em declarações ao Mensageiro.
“A desertificação combate-se não com palavras, mas com obras”, salientou Miguel Pinto Luz.
O ministro das Infraestruturas falava em Vimioso durante a cerimónia de apresentação do projeto da travessia sob o rio Maçãs que vai ligar Vimioso a Carção, numa extensão de quatro quilómetros.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Vimioso, António Santos, vincou que no início do Séc. XXI nasceu a ideia de ligar Vimioso e o planalto mirandês à capital do distrito, construindo uma estrada mais segura.
“Entre ratos de Cabrera e outros vários constrangimentos, elaboraram-se estudos múltiplos, esgrimiram-se argumentos em debates sem fim e sem quaisquer resultados visíveis, palpáveis, concretos”, salientou, durante o seu discurso oficial.
De acordo com o autarca social-democrata, “após tantos anos, houve mobilização para esta reunião de apresentação do projeto de construção de uma estrada e de uma ponte que nos vão ligar à Autoestrada A4 e a Bragança, o que vai dar melhor acesso ao país e ao desenvolvimento de um concelho tantas vezes esquecido pelo poder central.
António Santos disse ainda que foi desbloqueando um processo que parecia condicionado a não sair da gaveta. Finalmente, o concurso foi lançado, a adjudicação será feita e os quatro quilómetros de via e a travessia vão ser construídos”, concluiu o autarca.
Em 04 de abril, o Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a disponibilizar 30 milhões de euros, repartidos por quatros anos, para prosseguir com os estudos e ações para a construção da ponte rodoviária Vimioso–Carção, sobre o rio Maçãs.