Nordeste Transmontano

IPB bate recorde de vagas

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2022-07-29 14:28

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai abrir 2243 vagas no próximo ano letivo, mais 107 comparativamente com a primeira fase do ano anterior. Trata-se de um novo recorde para o Politécnico, que nunca tinha tido tantas vagas disponíveis para novos candidatos.

Para Orlando Rodrigues, presidente da instituição, isto representa “uma grande capacidade de formação do instituto, que se tem vindo a reforçar”.

“Obviamente que somos uma instituição que trabalha com várias origens de alunos e não só o concurso nacional de acesso, que representa entre 50 e 60 por cento.
Face à atual configuração da legislação, para podermos abrir vagas internacionais temos de abrir vagas no concurso nacional de acesso, pois estão indexadas.

Procuramos colocar o máximo de vagas possível e, depois, das que não são preenchidas, transferimos para os outros concursos.
Normalmente, no final, ficam todas preenchidas”, explicou Orlando Rodrigues.

O mesmo responsável frisa que o IPB “é das instituições politécnicas que está a abrir mais vagas, em particular entre as instituições do interior”.
“São vagas que procuramos manter e reforçar, tendo em conta que o nosso perfil de acesso é diverso”, destacou.

Parte destas vagas devem-se à abertura de um curso de fisioterapia, que irá funcionar no recém-criado pólo de Chaves (25 vagas).
“Aumentámos as vagas nalguns cursos, em particular nas competências digitais”, explicou Orlando Rodrigues.

Assinaturas MDB