Nordeste Transmontano

Jogos Tradicionais juntaram gerações em Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-09-22 09:40

O primeiro Campeonato de Jogos Tradicionais - Terras de Trás-os-Montes chegou ao fim em clima de grande festa, alegria e convívio, com a final a ser disputada no recinto de valorização de raças autóctones de Bragança, no passado domingo. “É sem dúvida um êxito. Estão aqui representados os nove municípios da CIM. É um verdadeiro projeto intermunicipal, que congrega os vencedores de cada concelho e, acima de tudo, recupera-se a tradição do que eram os fins de semana nas nossas aldeias, em que as pessoas se divertiam e conviviam praticando este tipo de jogos”, referiu o presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM), Jorge Fidalgo.
Cerca de 500 pessoas dos nove concelhos, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais participaram e disputaram os jogos, que estão em cair em desuso, nomeadamente o Fito, Raiola, Corrida de Sacos, Tração à Corda e Relha.
O campeonato contou ainda com uma componente inclusiva, com o Jogo do Burro, Tração à Corda Adaptada, Fito Adaptado e Jogo das Cadeiras, onde participaram IPSS’s de vários concelhos “São jogos que fazem parte da nossa identidade cultural, que queremos recuperar, promovê-la e dá-la a conhecer a quem nos queira visitar”, explicou Jorge Fidalgo.

Assinaturas MDB