Bragança

Língua azul chegou a explorações do Nordeste Transmontano

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 07/31/2025 - 11:00

A doença da língua azul das ovelhas, provocada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, já chegou ao Nordeste Transmontano.

“A doença está a circular. Temos algumas explorações já infetadas, sobretudo na corda entre a freguesia de Carragosa e o concelho de Vinhais. Não sabemos ao certo o que há de animais infetados mas está presente. Houve muita gente que ainda não aderiu à vacinação, que é voluntária”, admitiu o veterinário João Ferreira, do Agrupamento de Defesa Sanitário (ADS).

De acordo com o mesmo responsável, havia pelo menos três explorações identificadas. “E havia suspeita de mais cinco. Temos cerca de 60 animais doentes. Para já ainda é pouco, num efetivo de 20 mil animais. Mas só sabemos o que as pessoas nos dizem.

Segundo João Ferreira, a doença é provocada por um vírus. “Na Península Ibérica circulam o 3 e o 8 dos 27 serótipos. O vírus é transmitido por um mosquito. Não há transmissão entre animais. Provoca febre, inflamação nos cascos. Depois deixam de comer e beber porque inflama a boca. Ainda não há muito estudo de mortalidade, mas na maioria das explorações ronda os 10 por cento”, adianta.

“Nesta fase, estamos a recomendar que, quem não vacinou, deve aplicar inseticidas nos animais, para tentar prevenir a picada do mosquito. E estamos a ligar para começar a vacinar. Mas demora 3 semanas a proteger”, concluiu.

Assinaturas MDB