FUTSAL FEMININO

Macedense vence Estudantes Africanos e conquista Taça Distrital de Futsal Feminino

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-03-07 15:53

A equipa orientada por António Fernandes confirmou os prognósticos e venceu, este domingo, a turma das Estudantes Africanas, por uns expressivos 8-0, e juntou a conquista da Taça Distrital de Futsal Feminino ao Campeonato Distrital.

As macedenses asseguraram a vaga na final, na sexta-feira, após eliminar a AD Paredes com o golo solitário de Mariana Carção.

Num jogo de sentido único, a goleada começou a ser desenhada aos 9 minutos, por Levz, que oportunamente desviou o remate de Carol para o início da derrocada africana. Um minuto depois, Levz mostrou a magia da camisa 10 ao contornar a guarda-redes Ineida Afonso para finalizar com classe. Aos 11’, Vanessa Rey e Levz expuseram as fragilidades do conjunto adversário com dois golos no espaço de um minuto. A fechar o primeiro tempo, Jeanie deu o melhor seguimento ao passe com o calcanhar de Telma Gonçalves.

Na segunda metade, o Macedense continuou a dominar as operações e Ana Ladeira aproveitou o espaço concedido para marcar o 6-0, aos 21’. Quatro minutos passados, Vanessa com um toque subtil direciona o remate de Levz para o fundo das redes africanas. As contas da goleada ficaram fechadas, aos 33’, com o bis de Jeanie, que aproveitou uma defesa incompleta para marcar.

Uma final sem surpresas que comprovou a superioridade das macedenses na revalidação do título distrital conquistado pela primeira vez em 2019/2020 ao comando de Paulo Touças.

António Fernandes, técnico do GDM, desvalorizou o resultado e preferiu alertar para as necessidades do futsal feminino brigantino. “Quero dar os parabéns às Estudantes Africanas, mas, com todo o respeito, a final foi sexta-feira no jogo com a AD Paredes. Conhecíamos bem o adversário, já jogámos diversas vezes com elas e tornámos o jogo fácil. O importante não é olharmos para o resultado, mas sim para a aprendizagem. A nossa grande dificuldade é o ritmo competitivo que é muito baixo, tendo em conta termos um Campeonato a três, tal como foi jogada esta Final Four. Clubes e Associação devem pensar numa solução para tornar o futsal feminino mais competitivo”.

Do lado dos Estudantes, o técnico Valdir Ramos mostrou-se consciente das dificuldades encontradas, mas deixou claras as intenções de, num futuro próximo, ombrear com os outros clubes por títulos distritais. “O jogo foi complicado e demos o nosso máximo, mas notou-se a inexperiência da minha equipa. As minhas atletas estão no seu primeiro ano, acredito que na próxima época com mais experiência lutaremos pelo título”.

Após alcançar a dobradinha no futsal distrital, o Macedense prepara a participação na Taça Nacional de Futsal Feminino, com arranque previsto para o dia 19 de março.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB