Diocese

Padre Tiago Alves concluiu especialização em direito canónico

Publicado por SDCS em Qui, 2023-08-31 09:47

O Padre Tiago Alves concluiu, com mérito, a especialização em Direito Canónico, pela Universidade Pontificia de Salamanca, em Espanha.

O sacerdote, 33 anos, natural da Póvoa (Miranda do Douro), formou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Braga) com a dissertação de mestrado em “Nova Evangelização / Igreja Particular Bragança- Miranda” editada, em 2017, pelas Edições Salesianas.

Ordenado em 2014, por D. José Cordeiro, o Padre Tiago é atualmente pároco de várias comunidades do concelho de Mirandela (Unidade Pastoral da Senhora do Amparo), membro do Conselho Presbiteral e assistente adjunto do Secretariado diocesano da Pastoral Familiar (desde 2014).

Foi assistente espiritual do Agrupamento 478 do Corpo Nacional de Escutas (durante os anos 2015-2016), assistente espiritual e religioso hospitalar da unidade de Mirandela (durante os anos 2016-2020), assistente espiritual diocesano da Pastoral a Pessoas com deficiência (durante o ano 2020), vice-arcipreste de Mirandela e diretor do Secretariado diocesano da Catequese (2019), funções que deixou de exercer pelos motivos académicos.

O ciclo formativo de 3 anos, agora concluído, foi articulado com o trabalho pastoral nas comunidades que lhe estão confiadas, às quais o sacerdote agradece pela «compreensão e aceitação das ausências, ainda que poucas», assinala. A fim de receber o título da Licenciatura em Direito Canónico apresentou a tese “Espirito Pastoral dos leigos: Normativa canónica. Interpelação laical à Igreja de hoje”, que lhe valeu a classificação de 9.5 valores (tabela 0-10).

Assinaturas MDB