Paulo Roberto apadrinha Leo na goleada canarinha frente ao Carção
O Grupo Desportivo de Bragança reforçou a liderança isolada da classificação do Campeonato Distrital AF Bragança, este domingo, em Vimioso, após bater o CDC Carção, por 1-4, numa vitória valorizada pela deslocação a um terreno tradicionalmente difícil.
A equipa carçonense subiu ao relvado com muitas ausências, entre as quais o treinador António Forneiro que cumpre castigo de um mês por alegadas palavras à equipa da arbitragem no final do encontro entre CDC Carção e GD Sendim (0-1). Os acontecimentos remetem ao encontro da 1.ª eliminatória das meias-finais da Taça Distrital AF Bragança, disputado no dia 20 de fevereiro.
Quanto ao jogo, os brigantinos realizaram uma exibição tranquila onde o tridente ofensivo dos canarinhos, composto por Litcha, Hélton e Paulo Roberto, baralhava a defensiva contrária e apenas o bom desempenho do guarda-redes Buba travava o inaugurar do marcador.
Aos 24’, Lubrano desperdiçou a melhor oportunidade de golo do Carção. O brasileiro conseguiu o espaço para finalizar, mas o remate atabalhoado permitiu a defesa fácil de André Reis. Na reposição de bola, o GD Bragança chegou ao golo. Estanga levou a bola pelo flanco esquerdo e cruzou para Paulo Roberto que de cabeça fez o que tão bem sabe, ou seja, marcar. O golo aumentou os níveis de confiança da equipa visitante e, aos 33’, Litcha aproveitou um bom trabalho de Silas para rematar forte e colocado para o 0-2.
Após o descanso, o Carção apesar da desvantagem e das limitações nunca se rendeu e, aos 53’, conseguiu reduzir a diferença na marcação de uma grande penalidade convertida pelo inevitável Boris, a castigar falta de Estanga sobre ele mesmo.
Dois minutos depois, aos 55’, Paulo Roberto aproveitou alguma desatenção da defensiva contrária, finalizando de cabeça um lançamento lateral de Silas, e já soma 11 golos na competição. A goleada ficou fechada, aos 76’, com o golo de Mantorras. O avançado saltou do banco, aos 70’, para em campo demonstrar toda a sua técnica ao ultrapassar o guarda-redes Buba e finalizar com classe.
Até ao apito final do árbitro Bruno Cordeiro, nota de destaque para a estreia na equipa sénior do GD Bragança do jovem Leonardo Matos. O promissor médio dos escalões de formação brigantino não mostrou nervosismo e ainda teve tempo para demonstrar que pode ser opção.
No rescaldo da partida, Lopes da Silva, treinador do GD Bragança, realçou a importância da vitória e deixou uma palavra para o estreante Leo. “Foi importantíssimo ganharmos aqui, num campo difícil, tivemos momentos bons e menos bons, o que é normal num jogo de futebol. Não entrámos como queríamos, mas depois do golo tomámos conta do jogo. Acabámos por cumprir o objetivo principal que é a vitória e com a estreia de um menino dos escalões de formação, o Leo, ainda júnior de primeiro ano. O Leo é um menino humilde que gosta de ouvir e trabalhar, tem muito para aprender e faremos tudo para o ajudar a evoluir como atleta e homem”.
Do lado do Carção, Ricardo Martins que assumiu funções de treinador principal perante o castigo aplicado a António Forneiro mostrou-se resignado com o resultado. “Foi um jogo pouco conseguido da nossa parte, tínhamos muitas baixas e ainda fomos forçados a realizar substituições muito cedo na partida. Infelizmente, falhámos um golo praticamente certo e em seguida o adversário fez golo. Mexemos na equipa, tendo em conta as poucas opções disponíveis, mas o resultado acaba por ser exagerado. Nos últimos jogos temos contado apenas com 13 ou 14 jogadores e isso complica as contas,” acrescentando que “quanto ao castigo do meu pai (António Forneiro) nem comento, porque todas as pessoas sabem o que aconteceu e as entidades responsáveis devem ter atenção com o que se passa no futebol distrital.”
O Bragança soma e segue, terminando a 18.ª jornada no topo da tabela com 50 pontos, mantendo a distância de quatro pontos do Rebordelo que venceu o Argozelo, por 0-2, no Campo da Cova. O próximo compromisso de GD Bragança e Carção será pela Taça Distrital AF Bragança, onde cumprem a segunda eliminatória das meias-finais frente ao Rebordelo (0-0), em casa, e Sendim (0-1), fora, respetivamente. As partidas decisivas estão agendadas para o dia 20 de março, às 14h30.
Foto: Guilherme Moutinho
Ficha
CDC Carção 1
GD Bragança 4
Estádio Municipal de Vimioso
Árbitro: Bruno Cordeiro
CDC Carção: Buba; José Silva, Zé Andrade, Wilian Lafaiete (Finati 26’), Gonçalo, Costinha (Onugo 70’), Boris, Lubrano, Diogo Moura (Souza 45’), Darame e Diogo Fernandes (Chumbo 45’).
Treinador: Ricardo Martins.
GD Bragança: André Reis; Adolfo Lopes, Veiga, Silas, Michel, Nuninho (Ruizinho 70’), Lisboa (Trigo 79’), Estanga (Macky 86’), Hélton (Fernando Ícaro 68’), Paulo Roberto (Mantorras 70’) e Litcha (Leo 79’).
Treinador: Lopes da Silva.
Golos: Boris (53’); Paulo Roberto (25’ e 55’), Litcha (33’) e Mantorras (76’).