Torre de Moncorvo

Retoma da exploração mineira cativa jovens para formação na área

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2016-06-13 12:22

A anunciada retoma da exploração mineira em Torre de Moncorvo é vista como a principal esperança de emprego pelos atuais 12 alunos do curso de Prospeção Mineral e Geotécnica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
“Ainda temo que o projeto da prospeção mineira possa não ser viável. Mas, se o contrário acontecer, é muito bom para um território que não tem oferta de emprego”, frisou Ângela Ferreira, uma das alunas daquele curso.
A aluna residente na aldeia do Carvalhal, precisamente o território onde se encontram as jazidas de minério, disse que já há muito que se fala no arranque da exploração, mas assinalou também a circunstância de não se apontarem datas concretas.
Teresa Fernandes, igualmente aluna do curso do Politécnico transmontano, contou que já tinha frequentado, sem o completar, um curso de geologia na Universidade de Coimbra, pelo que, conforme sublinhou, “fazia todo sentido ingressar” no curso de Prospeção Mineral e Geotécnica para entrar no mercado de trabalho se e quando a exploração mineira arrancar em Moncorvo.
“Com a perspetiva da abertura das minas torna-se um curso interessante e um ponto de partida para entrar no mercado de trabalho, já que trata de um curso único no seu género”, indicou a aluna do IPB.

Curso profissional é da responsabilidade do IPB

O curso é ministrado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em parceria com o município de Torre de Moncorvo e tem uma duração de dois anos.
Carlos Balsa, o diretor do curso, indicou que trata do um curso superior técnico profissional e declarou-se convicto de que os alunos não terão problema em arranjar emprego.
“A ideia passa por formar técnicos de prospeção que colaboram com as empresas do setor mineiro e rochas ornamentais. Temos protocolos com todas empresas que fazem prospeção mineral no país, o que dá segurança de emprego”, explicou o docente do IPB.
 

Assinaturas MDB