Terceira ponte da antiga Linha do Tua está a ser recuperada
A Câmara de Bragança já recuperou duas pontes ferroviárias da antiga Linha do Tua, que está a ser transformada em ecopista até Mirandela.
“Estamos em fase de recuperação da terceira, a Ponte de Remisquedo, com investimento na ordem de mais de um milhão de euros. Entretanto, já reabilitamos todo o edificado que faltava, nomeadamente as estações de Mosca, Santa Comba de Rossas e Sendas por forma a que nesta parte final já seja possível fazer a intervenção a nível do canal ferroviário para que a ligação, pelo menos, no concelho de Bragança fique disponível para os utilizadores. Macedo de Cavaleiros já fez algum trabalho a esse nível e Mirandela talvez seja o concelho onde as coisas estão mais atrasadas”, explicou o presidente da Câmara, Hernâni Dias.
Como os trabalhos nos três concelhos abrangidos pelo projeto da ecopista, nomeadamente Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, prosseguem a diferentes velocidades Hernâni Dias admitiu que no que respeita a inaugurações o município a que preside “fará o que lhe compete”.
Prometeu: “Não estaremos de forma nenhuma inibidos de fazer qualquer tipo de inauguração daquilo que está dentro da área geográfica do concelho de Bragança e fá-lo-emos mal tenhamos a ponte de Remisquedo concluída para que o circuito esteja todo disponível e possamos e criar uma dinâmica turística associada a esta infraestrutura”, acrescentou.
O município está a investir cerca de 1,7 milhões de euros na ecopista, parte dessa verba é financiada pelo Turismo de Portugal.
Ligação da Ciclovia para concluir até novembro
Deverá estar concluída até novembro a obra que fará a ligação entre as ciclovias da Avenida João da Cruz e a da do Bairro da Mãe d’Água, em Bragança, adiantou o presidente da Câmara.
A ligação na Rua Cláudio Mesquita Rosa será concretizada através de uma ponte metálica que, segundo o autarca, “está quase pronta” para ser transportada e instalada no local.
A obra que implica um investimento de 900 mil euros.