Torre de Moncorvo

Agricultores reclamam água da barragem do Baixo Sabor para regadio

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2015-09-18 09:40

Os agricultores reclamam a utilização da água da albufeira do Baixo Sabor para o aproveitamento hidroagrícola, o que iria beneficiar cerca de 17 mil hectares de culturas situadas em mais de metade dos concelhos do distrito de Bragança.
 A secretária geral adjunta da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), Maria Antónia Figueiredo, avançou que será solicitado ao Governo a integração da albufeira num plano de regadio para aquela área do território.
"O aproveitamento hidroagrícola das duas albufeiras que fazem parte do empreendimento do Baixo Sabor é um anseio de muitos agricultores e, em particular, dos agricultores dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé, Mogadouro, Vila Flor e Torre de Moncorvo, e poderia, tendo em consideração os 3.500 Km2 do Baixo Sabor, beneficiar cerca de 17.000 hectares de culturas agrícolas", frisou.
Segundo a dirigente, terá de haver uma parceria entre os ministérios da Agricultura e do ministério Ambiente, Ordenamento do Território e Energia para que haja um aproveitamento hidroagrícola e os agricultores possam beneficiar das vantagens do regadio para serem competitivos.

Assinaturas MDB