Bragança

Associação Amica reivindica construção de um canil oficial no concelho

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-12-15 09:52

A Amica-Associação Amicus Canis reivindica a construção de um centro de recolha para animais de companhia no concelho de Bragança, face a aumento do número de cães abandonados. “A situação está a piorar. Além de haver mais abandonos, há gente que os adota e depois devolve ou abandona, bem como há pouca sensibilização para estes assuntos”, explicou Ana Oliveira, da Associação Amica, à margem da CãoMinhada, que teve lugar no passado domingo em Bragança.
O centro de recolha oficial da Terra Fria é em Vimioso, mas segundo a responsável “é distante”, o que afasta potenciais interessados em adotar. “Pouca gente vai lá adotar um animal, mas se o canil fosse próximo nós podíamos fazer um trabalho com as escolas de sensibilização e consciencialização, porque faz muita falta”, referiu. Este ano não foi realizada nenhuma campanha de esterilização de cães, o que é criticado pela Associação. “É uma das coisas mais importantes para minimizar o abandono e para diminuir os animais na rua. As pessoas têm cada vez mais dificuldades económicas e uma campanha seria essencial”, acrescentou.
O abandono de animais subiu após a pandemia de covid-19. “Durante o confinamento as pessoas adotaram mais, mas depois decidiram abandoná-los, porque é uma responsabilidade acrescida, tem custos e, com a crise, é mais complicado em termos financeiros”, afirmou a responsável que apela aos cidadãos que tenham “responsabilidade no acto da adoção”.

Assinaturas MDB