FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança perde nos minutos finais com o Gil Vicente (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-08-28 10:09

O Grupo Desportivo de Bragança saiu derrotado na receção ao Gil Vicente, por 1-3, na primeira jornada da Série A do Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão.

As bancadas do Campo do CEE, em Bragança, encheram-se, este domingo, para aplaudir o regresso das duas equipas às competições nacionais, e não foi necessário esperar muito tempo para presenciar o primeiro golo do encontro. Aos 9 minutos, André Mota acelerou e quebrou o empate, colocando a equipa do Gil Vicente na frente do marcador.

Numa primeira parte dominada pelo Gil Vicente, com ascendente claro no capítulo da posse de bola, o Bragança não baixou os braços e procurava nas transições rápidas o antídoto para a pressão exercida pelo adversário. Aos 20 minutos, Luís Magno protagonizou a primeira situação de perigo para os brigantinos, mas o remate saiu fraco e fácil para as mãos do guarda-redes Malheiro.

No segundo tempo, o Bragança revelou-se mais audaz, sendo recompensado com o golo do empate, aos 69 minutos, marcado por Luís Magno. O avançado brigantino soube aproveitar uma má decisão de Malheiro para proporcionar o empate à turma de Daniel Barros.

Após o empate, o Gil Vicente assumiu o controlo do jogo e colheu os frutos nos minutos finais, com Tiago Couteiro a dar vantagem, com um remate à entrada da área, aos 90 minutos. O 1-3 surgiu aos 90 + 2 minutos, quando Renato Guimarães viu o seu remate desviado pelo defesa brigantino Gonçalo Ramos para o interior da baliza.

Nas declarações após o jogo, o treinador do Bragança, Daniel Barros, considerou que a equipa apresentou um bom nível numa competição que é altamente exigente. "Este jogo espelha bem as características deste campeonato, onde somos obrigados a ceder a posse de bola ao adversário e apostar em contra-ataques rápidos para aproveitar os nossos esforços. Os jogadores estiveram muito bem durante todo o jogo, apenas "pecando" nos minutos finais. Temos de trabalhar e aprender com estas experiências para evoluirmos como equipa. Nada está decidido, mas ficou clara uma boa imagem desta equipa."

Para Daniel Barros, a qualidade adversária exige uma mudança estratégica à qual os jogadores devem estar preparados para assimilar.  "Esta equipa passou por algumas alterações, em termos de jogadores e estilo de jogo, mas temos de nos adaptar à realidade. É crucial que se ajustem a este estilo de jogo, com menos posse de bola em comparação com a época anterior."

Já o treinador do Gil Vicente, Frederico Xavier, confessou algum nervosismo neste regresso da equipa aos nacionais. "Este desafio marca o regresso do Gil Vicente a esta competição nacional e entrámos em campo um pouco desconfiados. As nossas expetativas não eram muito elevadas para este jogo, onde encontrámos um adversário combativo que nos criou muitas dificuldades."

Na próxima jornada da Série A, agendada para 3 de setembro, está reservado um dérbi transmontano no Complexo Desportivo Francisco Carvalho, com o confronto entre Chaves e Bragança. O Gil Vicente abrirá as portas do Campo de Jogos de São Martinho para receber a equipa B do Vitória SC.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB