Bragança sofre terceira derrota consecutiva no Nacional de Sub-17 (com galeria)
A equipa de juvenis do Grupo Desportivo de Bragança averbou, este sábado, o terceiro desaire consecutivo no Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão, ao perder por 0-2 na receção ao Vianense, no jogo de abertura da terceira jornada da prova.
No Campo do CEE, em Bragança, ambos os golos da equipa de Viana do Castelo foram apontados no segundo tempo, após uma primeira parte na qual o conjunto visitante somou várias oportunidades para quebrar o nulo.
As bolas paradas mostraram-se cruciais na definição do resultado da partida e foi, aos 69’, que Duarte Jesus, de cabeça, deu o melhor seguimento ao pontapé de canto cobrado por Vicente para marcar o 0-1.
Quase de forma idêntica, apenas quatro minutos depois e debaixo de uma forte chuva, o capitão vianense Tiago Lima 'subiu' ao segundo poste e desviou, de cabeça, o canto batido por Vicente.
No final do encontro, Daniel Barros, técnico do Bragança, lamentou alguma falta de “presença” no setor ofensivo. “Voltámos a evidenciar alguma falta de eficácia no ataque e a necessidade de maior agressividade no último terço do campo, onde perdemos os duelos nas segundas bolas e, consequentemente, não conseguimos servir o Magno nas melhores condições”.
Apesar das três derrotas na competição, Daniel Barros recusa desanimar e aponta a solução para quebrar o ciclo de resultados negativos. “Não devemos desanimar; estamos aqui para assumir a responsabilidade, e como equipa, devemos procurar soluções. Para alcançar isso, é fundamental dedicar mais trabalho e empenho nos treinos, até mesmo duplicando os esforços, se necessário. O aspeto psicológico desempenha um papel extremamente importante nesta fase, e é nossa responsabilidade transmitir a confiança necessária para os jogadores demonstrarem o seu talento num contexto difícil”.
O Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão entra em pausa e retorna no dia 23 de setembro. Daniel Barros acredita que esta pausa pode ser benéfica. “Queremos mostrar a nossa melhor versão e aproveitaremos esta pausa para analisar o que correu mal e encontrar as soluções necessárias, enfrentando com coragem o grande desafio que é o Nacional."
O próximo jogo da equipa brigantina será fora de casa, frente ao Barroselas.
Para Litos, treinador do Vianense, a primeira vitória na competição juvenil chegou um pouco tarde. "Os resultados das duas últimas jornadas não refletem a qualidade desta equipa, composta por muitos jogadores que na temporada passada jogavam na Distrital, numa aposta clara na prata da casa. Isso requer tempo para crescerem e adaptarem-se. Não éramos os piores do mundo antes e nem agora somos os melhores, mas temos que trabalhar para continuar a obter bons resultados".
Quanto ao jogo, Litos acredita que o Vianense mereceu a vitória e aspira alcançar o top-5 na competição. "A equipa compreendeu bem a identidade do Bragança e soube ocupar eficazmente os espaços de jogo para explorar as fraquezas adversárias. A nossa aposta nas bolas paradas acabou por dar resultado, com dois golos marcados, e acredito que o resultado foi curto. O objetivo do Vianense é a manutenção, e se conseguirmos manter este nível, acredito que podemos estar entre os cinco primeiros."
Com três jornadas realizadas, o Bragança é o 'lanterna vermelha' com zero pontos, enquanto o Vianense ocupa, provisoriamente, o sexto posto com 3 pontos.
Fotos: Guilherme Moutinho