Bragança

BUPi atinge meio milhão de registos

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-06-08 16:58

O Balcão Único do Prédio (BUPi) – plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, atingiu hoje mais de 500 mil registos (RGG) e já conta com 139 municípios aderentes. Só este ano foram concretizados 250 mil RGG.
O balanço do projeto-piloto lançado em 2017 em apenas 10 municípios, entretanto alargado, foi feito em Bragança, município onde se finalizaram mais RGG em maio, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, e do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
Cerca de 90% dos municípios a norte do Tejo, que não dispõem de cadastro de propriedade rústica, já aderiram ao projeto desde o início da sua implementação. Este conjunto de municípios, que cobre uma área superior a 37 mil km2, representa mais de 8,2 milhões de matrizes rústicas e uma população que ultrapassa os 4,2 milhões de pessoas.
Foi ainda apresentada a app móvel do BUPi, disponível gratuitamente em todas as lojas de aplicações.
O BUPi foi criado com o objetivo de conhecer o território português de forma simples e inovadora e está assente em quatro objetivos: ordenamento do território, valorização de recursos, identificação de proprietários e prevenção de incêndios.

Assinaturas MDB