Bragança

Câmara aumenta preço da água “para evitar aumentos mais penalizadores no futuro”

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 12/04/2025 - 10:07

A Câmara de Bragança vai aumentar o preço da água de forma a corrigir o défice tarifário e “para evitar aumentos mais penalizadores no futuro”, anunciou a autarquia presidida por Isabel Ferreira.
“Na sequência de análise financeira e técnica ao setor da água e saneamento, se torna necessária uma correção tarifária que garanta a sustentabilidade do serviço e proteja os consumidores a médio e longo prazo”, explicou a autarca.
Segundo Isabel Ferreira, ao longo dos últimos mandatos autárquicos “o sistema acumulou sucessivos prejuízos, resultado de decisões que ignoraram as recomendações da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos”. “Esta opção representou uma gestão de risco que hoje tem consequências diretas na estabilidade financeira do serviço e no custo para o consumidor final”, frisou.
Segundo a autarca, “a urgência deste processo é reforçada pelas alterações regulatórias que entrarão em vigor no próximo ano, quando, ao que tudo indica, os pareceres da ERSAR passarão a ser vinculativos”. Na prática, “caso não houvesse correções antecipadas, a entidade reguladora poderia impor, no futuro, aumentos tarifários avultados, com impacto muito significativo nas famílias e empresas do concelho”, frisou.
Segundo explicou ao Mensageiro Isabel Ferreira, “para prevenir esse cenário, o Município adota, agora, uma gestão mais prudente e transparente”. “A atualização tarifária é reduzida face às necessidades identificadas, mas suficiente para inverter a trajetória negativa que se regista até ao momento.

Assinaturas MDB