Centro de Saúde encerrado devido a falha no sistema elétrico provocada por avaria em transformador
O município de Miranda do Douro informou ao início da tarde desta terça-feira que o Centro de Saúde local se encontra encerrado ao longo da tarde devido a uma falha de energia, divulgou a autarquia.
A mesma publicação indica que o encerramento de verificará no período entre as 14:00 e as 22:00.
Contactada pelo Mensageiro, fonte ligada ao Centro de Saúde de Miranda do Douro, confirmou o corte de energia e que a atividade clínica está suspensa, e os técnicos se encontram a reparar a avaria elétrica provocada por falha num transformador.
“De momento tivemos que interromper a nossa atividade clínica devido a uma avaria no sistema elétrico, ainda por tempo determinado, porque os técnicos tentar resolver o problema”, indicou a mesma fonte.
A fonte referiu ainda que o sistema de refrigeração está a funcionar com recurso a geradores, acrescentado que não “há problemas com vacinas”, porque os frigoríficos estão a funcionar com recurso a geradores.
“A questão das vacinas foi acautelada e estão em segurança, com recurso a um gerador, que está a fornecer energia, e os frigoríficos estão a funcionar dentro do intervalo recomendado”, vincou a fonte.
Segundo a mesma fonte do Centro de Saúde, o que ficou comprometido foi a atividade médica e de enfermagem programadas “porque não há plataforma informática devido à avaria elétrica e, tanto médicos como enfermeiros, não conseguem aceder ao sistema”.
Os casos agudos serão encaminhados para unidade de saúde mais próxima que é o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Mogadouro, que funciona 24 por dia e esta a cerca de 50 quilómetros de Miranda do Douro.
“Isto só em caso de situações agudas, porque as programadas iremos dar resposta de imediato e logo que haja condições”, vincou a fonte hospitalar.