Mirandela

Chuva prejudica feira dos morangos de São Pedro Velho

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2016-05-12 09:13

A freguesia já é “rotulada” de capital do morango e ganhou maior notoriedade com a feira do vinho e do morango, cuja oitava edição aconteceu no passado fim-de-semana, marcada pela chuva ao longo dos dois dias.
“O mau tempo foi uma pena, mesmo assim foram muitos os que se deslocaram de vários pontos do país, desde Viana do Castelo até ao Algarve. Há mesmo algumas pessoas da nossa terra que estão no Brasil, na Alemanha e em outros países que já marcam as férias para esta altura para poderem estar presentes”, conta o presidente da junta de freguesia de São Pedro Velho.
“Este certame colocou a aldeia no mapa”, acrescenta Carlos Pires que estima que a produção de 100 toneladas de morangos, por ano, significam um encaixe financeiro de 150 mil euros, sendo “um estímulo importante para a economia” desta pequena aldeia.
Trata-se de um fenómeno pouco comum. Esta localidade, com cerca de 200 habitantes, tem conseguido travar o despovoamento, muito por culpa de antigos emigrantes sazonais que estão a afastar outros conterrâneos do mesmo destino.
Isto acontece, porque, entre abril e novembro, cinco produtores dão trabalho praticamente diário a uma média de 50 a 60 pessoas e comercializam cerca de 100 toneladas de morango por ano. 

Assinaturas MDB