Nordeste Transmontano

Covid-19: distrito de Bragança perto dos 300 casos e seis turmas afetadas em Vinhais

Publicado por Fernando Pires/António G. Rodrigues em Qui, 2021-11-11 08:39

De acordo com o boletim das autoridades de saúde, desta quarta-feira, o distrito de Bragança já soma 298 infetados, depois de nas últimas 24 horas terem sido diagnosticados 34 novos casos enquanto o número de recuperados foi inferior, 12 pacientes tiveram alta.

No concelho de Vinhais, há hoje mais 10 infetados do que ontem, e na vila foi encerrada a escola do primeiro ciclo devido ao aparecimento de alguns casos, levando a que mais de uma centena de estudantes passem a ter aulas online, pelo menos nos próximos dez dias.

Também o concelho de Mirandela registou um aumento de sete casos ativos, face ao dia de ontem, estando ainda a aguardar-se os resultados dos testes de despistagem da Covid-19 que a ESACT (Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela) decidiu efetuar a toda a comunidade académica (ontem e hoje), se bem que a realização dos testes era voluntária.

Confira agora a distribuição, por concelho, dos 298 casos ainda ativos de Covid-19 e as diferenças quando comparados com os números de ontem (terça-feira):

Bragança                         175 (=)

Mirandela                         32 (+7)

Vinhais                             30 (+10)

Macedo de Cavaleiros     12 (-1)

Vimioso                            10 (-1)

Carrazeda de Ansiães     10 (+2)

Mogadouro                       8 (+1)

Torre de Moncorvo           6 (+2)

Vila Flor                            6 (+1)

Miranda do Douro              4 (=)

Freixo de Espada à Cinta 3 (+1)

Alfândega da Fé                  2 (=)

 

Em Vinhais é onde está um dos principais focos de preocupação, com todo o primeiro ciclo em casa (seis turmas), numa medida de prevenção depois de detetados dois casos entre professores e um entre alunos. No entanto, o diretor do Agrupamento, Rui Correia, admitiu, em declarações ao Mensageiro, a possibilidade de haver mais casos à medida que os resultados dos testes feitos a toda a comunidade escolar fossem sendo conhecidos.

Por isso, vê como "grande probabilidade" a possibilidade de mais turmas e ciclos de ensino terem de ficar de quarentena nos próximos dias.

 

Ao Mensageiro

Assinaturas MDB