CICLISMO

Diogo Graça vence III BTT Vila Flor

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-10-09 11:58

O cabeceirense Diogo Graça foi o vencedor da terceira edição do BTT Vila Flor, prova, realizada este domingo, a contar para a quinta etapa do Open Regional de XCM promovido pela Associação de Ciclismo de Bragança.

Diogo Graça, representando a SPAC, completou o percurso de 51,47 quilómetros, na modalidade de Maratona, com o tempo de 2:07:13 horas, seguido pelos brigantinos Jorge Mariz (2:13:45) e Ovídio Linhas (2:15:03).

O ciclista da Penacova CEG Touch, Jorge Mariz, acabou por ser o brigantino mais rápido na prova, o que lhe valeu também o segundo lugar na categoria de Elite/Sub-23, ficando atrás de Diogo Graça. “Participei na prova visando vencer mais uma etapa do Open XCM, mas deparei-me com um velho conhecido das corridas de estrada, o Diogo Graça, que acabou por estar mais forte e alcançar esta vitória,” declarou Jorge Mariz que lidera o Open Regional XCM em Elites/Sub-23.

O desempenho de Jorge Mariz ficou marcado por atribulações, às quais o brigantino respondeu com a sua reconhecida resiliência. “O início da corrida ficou caracterizado por um bom ritmo, onde eu e o Diogo conseguimos iniciar uma fuga e permanecer na liderança. Entretanto, enganámo-nos no percurso e saímos um quilómetro fora do itinerário. Lá conseguimos voltar ao trajeto definido, mantendo um ritmo bastante elevado, até recuperar as posições da frente. No entanto, senti esse desgaste que foi aproveitado pelo Diogo para liderar a corrida. Apesar disso, lutei até ao fim pelo segundo lugar.”

O pódio na categoria de Elite/Sub-23 foi completado por César Silva, do Velo Clube de Bragança.

Na categoria Master 30, a vitória foi para Flávio Cipriano, da 5300Bikeshop/TeamGiant, com um tempo de 2:17:26 horas, enquanto o flaviense Tiago Anes (2:23:10) ficou em segundo lugar e André Rocha (2:30:42), do Velo Clube de Bragança, conquistou o bronze.

Nas restantes categorias, os vencedores foram Rui Pires (Master 35), Ovídio Linhas (Master 40), Filipe Brito (Master 45), Rui Carneiro (Master 50), Carlos Pena (Master 55) e Carlos Cunha (Master 60).

Na Meia Maratona, o mais rápido foi Luis Marrão, do Velo Clube de Bragança, com um tempo de 02:17:26, sendo de destacar o 4.º lugar geral e o 2.º lugar na categoria feminina alcançado por Diana Porto, também do Velo Clube de Bragança.

O III BTT Vila Flor contou com 149 inscritos. A próxima prova do calendário do Open Regional de XCM está agendada para o dia 22 de outubro, com mais uma edição do Tour da Castanha em Vinhais.

Foto: DR

Assinaturas MDB