ARTES MARCIAIS

Dois atletas do Ginásio Clube Mirandelense no Europeu de Kickboxing Wako na Turquia

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-08-24 17:55

Dois atletas do Ginásio Clube Mirandelense integram a comitiva de Portugal que vai participar no campeonato da Europa de kickboxing WAKO, em cadetes e juniores, que começa, esta sexta-feira, em Istambul na Turquia, prolongando-se até 3 de Setembro.

Tomás Teixeira e Guilherme Pereira são os dois representantes do GCM nesta prova que têm estado a treinar diariamente com o objetivo de conseguirem trazer uma medalha.

O treinador confia num bom desempenho dos seus dois atletas. “Têm trabalhado muito para alcançarmos as medalhas. É a primeira vez, é uma experiência nova para eles, mas confio no trabalho deles, porque são atletas que já foram várias vezes campeões regionais e nacionais. Será muito difícil nas eliminatórias para chegarmos às medalhas, mas nós estamos a trabalhar para isso”, afirma José Pina.

“É a primeira vez, também é uma experiência boa, para verem o que é este mundo e vamos tentar representar Portugal e o Ginásio Clube Mirandelense e Mirandela da melhor forma”, acrescenta.

Tomás Teixeira tem 16 anos, pratica a modalidade, há cerca de 10 anos e acredita ser possível conquistar uma medalha no europeu. “Todos os dias temos andado a treinar com o foco de chegar lá e vencer. O mestre Pina tem-nos preparado fisicamente, todos os dias, e temos trabalhado também a parte mental, de confiança. O objetivo é ganhar uma medalha, acima de tudo, e divertir-me, como é óbvio”, refere.

Imbuído do mesmo espírito está Guilherme Pereira, de 15 anos de idade, sete dos quais a praticar a modalidade. “Temos trabalhado bastante para isso, temos superado as nossas dificuldades para tentar fazer o nosso melhor no campeonato e tenho confiança que posso trazer pelo menos uma medalha, mas vamos ver como ocorre. Ninguém é melhor que ninguém, toda a gente tem dois braços e duas pernas, por isso é ir para cima e tentar trazer o melhor”, diz Guilherme que está na modalidade não apenas pela competição, mas porque também intende ser importante para o seu equilíbrio emocional. “Também é uma questão de disciplina, ajuda muito em problemas mentais. Noto que me alivia bastante quando pratico o desporto”, acrescenta.

José Pina revela que a preparação dos dois atletas tem sido intensiva, aproveitando o facto de ambos estarem de férias escolares. Nada tem sido descurado em termos físicos, mas também psicológicos. “Têm trabalhado comigo todas as manhãs, eles são muito jovens, no combate são tímidos, têm medo à pancada em si, mas isto é em kick light, as pancadas não podem ser muito violentas, têm que ser mais rápidas e então é preciso mentalizá-los que têm que jogar sem medo, ir para a frente, procurar o combate, tentar ganhar, passar a eliminatória, para atingirmos as medalhas”, conclui.

Tomás Teixeira e Guilherme Pereira, os dois mirandelenses que vão tentar trazer medalhas do campeonato da Europa de Kickboxing WAKO em cadetes e juniores que começa esta sexta-feira, na Turquia. Ambos vão combater na versão Kick-Light.

Assinaturas MDB