Mogadouro

Duas dezenas de grupos de mascarados do solstício de inverno vão desfilar no sábado pelas ruas da vila

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-01-12 10:11

A vila de Mogadouro acolhe no próximo sábado, após dois anos de interregno devido à pandemia, mais de duas dezenas de grupos dos rituais do solstício de inverno vindos de Portugal e Espanha
Este desfile de grupos mascarados promete colocar as ruas desta vila do distrito de Bragança em total alvoroço com a sua tropelias, próprias destas figuras “demoníacas”, que tradicionalmente saem à rua por altura do Natal, Ano Novo e Carnaval.
“Como nesta altura já houve o desfile destas figuras em cada uma das aldeias do concelho e vizinhos, com exceção das mais carnavalescas, este dia [sábado] é o que reúne maior consenso”, vincou a vereadora da Cultura de Mogadouro, Márcia Barros.
A folia começa com um desfile, que vai percorrer as principais ruas da vila de Mogadouro, no distrito de Bragança, até chegar ao centro histórico, local onde todos os grupos se juntam, causando o alvoroço típico destes mascarados solsticiais de origem pagã.
“Até ao momento estão confirmados duas dezenas de grupos de mascarados vindos das Astúrias, Galiza e Castela e Leão, do lado espanhol. Já do lado português, são esperados os mascarados do Nordeste Transmontano, Douro e Beira Litoral”, explicou a autarca

Assinaturas MDB