Vila Flor

Festa das Amendoeiras em Flor com novo espaço e mais expositores

Publicado por . em Qui, 2023-03-02 10:37

A Festa das Amendoeiras em Flor de Vila Flor tem, este ano, novo espaço e mais expositores presentes.
O certame abriu no passado sábado e decorre aos fins de semana até 12 de março no parque de feiras e exposições da vila.

“Temos 50 expositores. Crescemos em termos de expositores, temos mais gente na área da amêndoa. Estou muito satisfeito porque, além de crescermos, mudámos de localização. Estávamos na Praça da República, que tinha algumas condicionantes em termos de estacionamento, principalmente para camionetas de passageiros e aqui estamos melhor situados”, explicou o presidente da Câmara, Pedro Lima.

O autarca local mostrou-se satisfeito com o certame, que já proporcionou casa cheia a hotéis e restaurantes do concelho.

“A hotelaria e os restaurantes estão cheios. Até a estrutura da Câmara para artistas e convidados teve alguma dificuldade, o que é bom. Estamos a cem por cento em termos de hotelaria e restauração”, garantiu Pedro Lima.

O autarca do PSD frisa que o investimento em amêndoa no concelho ainda está numa fase inicial mas espera que, com o tempo, possa vir a crescer em termos de impacto na economia local.

“Continuamos a insistir na oficina da amêndoa, com a mensagem de que os produtores, para valorizarem o seu produto, têm de lhe dar valor na sua terra. Não podemos vencer a amêndoa a granel, temos de lhe dar valor acrescentado aqui em Vila Flor.
Enriquecer Vila Flor numa nova área que é a amêndoa.

Os nossos produtores estão a tentar levar para fora.

Temos produtores que vão para o porto, para o mercado de Alfândega e que estão a ter sucesso porque é um produto inovador e de altíssima qualidade”, precisou Pedro Lima.

O presidente da Câmara vilaflorense frisa que, no concelho, a economia “continua a ser liderado pelo vinho, azeite, enchidos, queijo”, pois “a amêndoa ainda é um embrião”.

A Festa das Amendoeiras em Flor prevê diversas atividades ao longos dos próximos fins de semana, que incluem concertos, com Micaela ou Jorge Guerreiro como cabeça de cartaz. Mas Pedro Lima sublinha que “muitos dos artistas convidados são de Vila Flor”.

Para além disso haverá o Tua Walking Fest, no último fim de semana da feira, lançamento de livros, a conferência de desenvolvimento local através de trabalho em rede, etnografia.

Assinaturas MDB