FUTEBOL DISTRITAL

Golo de Litcha garante triunfo do Argozelo sobre Vinhais (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-10-09 15:11

O Minas de Argozelo estreou-se a vencer na atual edição da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança, ao derrotar o Vinhais por 1-0, em jogo disputado, este domingo, no Campo da Cova, a contar para a 3.ª jornada.

Numa partida equilibrado e com oportunidades para ambos os lados, sobretudo na segunda parte, foi a equipa da casa que, aplicando uma boa dose de pragmatismo, quebrou uma série de dois jogos a empatar, diante de um Vinhais que chegou a Argozelo com um registo invicto nas duas jornadas realizadas.

O golo que decidiu o encontro surgiu, ao minuto 53, de grande penalidade, apontada por Litcha, a castigar um derrube na área de Stefan sobre Daniel Ramos.

Em desvantagem, o Vinhais visou igualar a contenda, mas as tentativas de ataque da equipa vinhaense eram invariavelmente anuladas pela boa organização defensiva do conjunto local.

No plano disciplinar, Chumbo viu o segundo cartão amarelo da partida, por derrubar Léo, tendo sido expulso, aos 75’.

A jogar com 10, o Argozelo baixou linhas e deixou as despesas do ataque entregues ao jovem Gabriel Lourenço, que ainda testou os reflexos de Armando, aos 84’ e 88’, mas sem sucesso.

Antes do apito final, aos 90+4’, nova expulsão no Campo da Cova, com o vinhaense Stefan a receber o seu segundo amarelo, após falta assinalada sobre Enio.

Nas declarações finais, o treinador do Minas de Argozelo, Vítor Fernandes, considerou que foi um triunfo justo num encontro que apelidou "especial". "Este é um jogo especial, por vários motivos, mas, especialmente, por defrontar amigos de longa data. Estiveram em campo três boas equipas e acredito que talvez tenha sido um dos melhores jogos do Distrital. Em casa temos de mandar nós e foi isso que aconteceu, jogámos melhor e ganhámos”.

A par do Mirandês e Bragança, o Minas de Argozelo é a melhor defesa do campeonato, com apenas um golo sofrido. "A nossa organização está a ser bem trabalhada, com um misto de experiência e juventude; estamos a evoluir e a construir as bases para uma boa época. Não éramos os piores antes, nem agora somos os melhores," afirmou Vítor Fernandes.

Do lado do Vinhais, o técnico-adjunto Miguel ‘Migalhão’ Ribeiro lamentou o não aproveitamento das oportunidades criadas. “Tentámos fazer o nosso jogo, mas sem conseguir aplicar o que treinámos durante a semana. Procurámos chegar ao golo de várias maneiras, no entanto, há que dar mérito à equipa adversária por defender bem”.

Com este desfecho, o Minas de Argozelo sobe ao quarto lugar, com 5 pontos, enquanto o Vinhais desce para o terceiro lugar, com 6 pontos.

A Divisão de Honra da AF Bragança goza de uma pausa competitiva para os compromissos da Taça Distrital AF Bragança, com a primeira eliminatória marcada já para o próximo domingo, dia 15 de outubro, com o seguinte alinhamento: Minas Argozelo-Cachão; Macedo-Africanos; Leão Negro-Rebordelo e Vinhais-Mirandês.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB