FUTEBOL DISTRITAL

Grupo Desportivo Do Cachão reativa equipa sénior para "potenciar jogadores da formação"

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2023-08-25 15:53

É uma das novidades da próxima temporada da divisão de honra da Associação de Futebol de Bragança. 31 anos depois, o Grupo Desportivo do Cachão volta a ter equipa sénior.

Um regresso que “estava a ser preparado há cerca de dois anos”, revela o presidente da direção daquele clube do concelho de Mirandela.

Armando Manuel adianta que o plantel “será à base de jogadores da formação” e a intenção é “dignificar o clube e tentar ficar a meio da tabela classificativa, porque objetivos já têm o Bragança, o Moncorvo, o Rebordelo e o Vinhais. Nós não jogamos para o meio da tabela, para não fazer má figura”, acrescenta.

O líder do clube diz ser uma espécie de ano zero, “ir passo a passo, sem grandes loucuras” porque o orçamento é limitado, mas acredita que a equipa sénior do Cachão veio mesmo para ficar. “Vai ser um ano de experiência e depois para o ano vamos querer continuar, mas não podemos dar o passo maior que a perna, só podemos prometer aquilo que podemos cumprir”, afirma.

Para orientar a nova equipa do GD do Cachão, a opção recaiu em José Moreira, um jovem treinador de 29 anos, que nas últimas quatro temporada orientou as equipas de iniciados e juniores do clube e também orientou a equipa de Futebol de Praia que, em 2022, participou na fase nacional. “O José Moreira é um jovem. Muita gente diz que não tem experiência, mas a experiência ganha-se com o trabalho. Na verdade é da casa. Trabalhou com os juniores, com os juvenis e tínhamos que apostar num técnico que já estava na casa”, justifica Armando Manuel.

O treinador diz estar preparado para a sua primeira experiência como técnico de uma equipa sénior e não esconde a felicidade por ter merecido a confiança da direção, que acaba por ser o reconhecimento do seu trabalho na formação “Não pensava que ia ser eu, mas ao fim destes anos o clube achou por bem convidar-me para fazer parte dos seniores. Era algo que uma pessoa, quando o tira o curso, ambiciona sempre chegar aos seniores e fico feliz pela oportunidade que o presidente me deu”, refere.

José Moreira entende que as principais diferenças entre treinar as equipas de formação e a de seniores estão na maior disponibilidade de tempo e no compromisso. “Temos um maior número de atletas, muito mais horas de treino e também estão um bocadinho mais dispostos a trabalhar do que às vezes com os miúdos da formação, porque muitos deles tinham exames, testes e tinham de estudar. Lá está, é outro tipo de compromisso”, diz.

O jovem treinador reitera que o principal objetivo desta equipa é potenciar os jovens jogadores. “Fazermos um bom trabalho, potenciar os jogadores, isso é que é importante ali. Nós trabalhamos para eles, para os potenciar, porque eles é que são as verdadeiras estrelas, não somos nós. Há jogos que os vamos ganhar, há outros que vamos perder. É um projeto novo, não podemos estar aqui a ambicionar muita coisa. Acho que o mais importante é mesmo potenciar estes miúdos e mostrar que somos uma equipa competente e que quer jogar futebol”, acrescenta.

A última vez que o Cachão apresentou uma equipa sénior, foi na época 1991/92 no distrital da AFB.

Depois esteve sem atividade durante uma década e foi reativado em 2002. Desde então, o clube, fundado em 1981, apostou apenas nos escalões de formação. Agora, está confirmado o regresso ao distrital de seniores.

PLANTEL:

GUARDA REDES

Rui Valentim

Vinícius Gouveia

DEFESAS

Murilo

Carlos Fernandes

João Pereira

Filipe Freitas

MÉDIOS

Kauã

Ramonzinho

Telmo Oliveira

AVANÇADOS

Daniel Vilaça

Pedro Sousa

Flávio Silva

Nicolas Lima

Diogo Santos

Nelo Manuel Lucas

Matheus Taiá

Presidente: Armando Manuel

Coordenador Técnico: Fernando Quintã

Diretor Desportivo: Rafael Alves

Treinador: José Moreira

Adjunto: Tiago Magalhães

Preparador Físico: Renan Oliveira

Massagista: Margarida Jerónimo

Assinaturas MDB