Vila Flor

Idoso salvo de casa em chamas por dois militares da GNR

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2022-01-19 16:06

Dois militares do Posto Territorial da GNR de Vila Flor resgataram com vida, esta manhã, um idoso de 79 anos, acamado, que se encontrava no interior da sua habitação que estava a ser tomada pelas chamas, na aldeia de Freixiel.
Com essa rápida intervenção, o idoso e a mulher não sofreram qualquer ferimento. Já a casa foi consumida pelas chamas e o casal vai ser realojado em casa de familiares.
O alerta foi dado pela mulher, às 08h40 e a patrulha da GNR foi a primeira a chegar. “Os dois militares depararam-se com uma vivenda na qual já eram visíveis chamas e muito fumo, e uma senhora referiu que no interior da habitação estava o seu marido acamado”, conta o comandante do Destacamento Territorial de Mirandela.
De imediato, os militares “entraram na habitação, atravessaram as chamas e acabaram por encontrar o idoso no quarto, retirando-o para o exterior da habitação”, explica o capitão Hugo Torrado que elogia a coragem dos dois militares naturais de Mirandela. “Orgulhosamente, cumpriram mais uma vez com a sua divisa Pela lei e pela grei, assumindo que são parte de uma força humana, próxima e de confiança”.
Também o presidente da Câmara de Vila Flor esteve no teatro de operações e deixa rasgados elogios aos militares da GNR. “Foi uma tragédia, mas que graças à intervenção heróica dos militares salvaram-se duas vidas porque o homem tinha dificuldades de locomoção e a mulher com toda a certeza não iria desistir de tentar tirar o marido das chamas que já envolviam a casa quando os militares da GNR chegaram e sem pensarem duas vezes entraram e retiraram com vida os habitantes”, afirma Pedro Lima.
O autarca estende os elogios aos bombeiros voluntários de Vila Flor. “Foi notável, a forma profissional e a entrega que tiveram no teatro de operações que era dantesco”, sublinha.
No local, estiveram 21 operacionais com o apoio de 7 viaturas.
São ainda desconhecidas as causas que levaram à ignição deste incêndio, que estão agora a ser alvo de investigação.

Assinaturas MDB