Lista de deputados do PS no distrito muito discutida
Só ontem à noite se decidiu a lista de candidatos a deputados pelo Partido Socialista no distrito de Bragança. Depois de conhecida a decisão do Secretário Geral do Partido, António Costa, de escolher Jorge Gomes para cabeça de lista, deixando de fora o histórico candidato Mota Andrade, a discussão centrou-se sobretudo no número dois, que acabou decidida depois de um dos pretendentes ao lugar ter desistido da corrida.
Sendo expectável a entrada de Jorge Gomes num futuro Governo PS, em caso de vitória de Costa nas Legislativas de outubro, pelo menos o segundo elemtno da lista tem lugar assegurado no Parlamento. O terceiro também pode vir a ter, em caso de vitória socialista no distrito de Bragança, que elege dois deputados.
Assim, até ontem perfilava-se uma lista que incluía Américo Pereira no segundo lugar, Ana Rita Santos (filha de José Santos) no terceiro lugar, Pedro Mascarenhas, Hernâni Fernandes e Anabela Santos. Berta Nunes era a mandatária.
No entanto, ontem começou a desenhar-se uma outra lista alternativa (obviamente que com Jorge Gomes à cabeça), em que surgia Júlia Rodrigues em segundo lugar, Ana Rita Santos em terceiro, Evaristo Neves em quarto e Nuno Ferreira em quinto. Neste caso, Carlos Guerra seria o mandatário.
Adivinhando alguma confusão, Américo Pereira, autarca de Vinhais, dizia ao Mensageiro, ao final da manhã, não estar disponível para se “digladiar na praça pública”. “Aproveitando a minha experiência política, alguma credibilidade que fui conquistando, estou disponível para ajudar o partido. Não tenho qualquer agenda pessoa”, frisava.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)