Nordeste Transmontano

Negociações até à última no PSD mas o Mensageiro revela-lhe a lista completa

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2016-03-03 14:45

Foi só a poucas horas de terminar o prazo para a entrega das listas às eleições para a Comissão Política Permanente Distrital que Jorge Fidalgo formalizou a sua candidatura.
Os nomes foram negociados até ao final do dia.
A concelhia de Bragança é a mais representativa, com cerca de 600 militantes com quotas atualizadas.
Esta arrastar do processo prolongou-se até para lá do dia da apresentação pública da lista única.
Na segunda-feira, os militantes e os jornalistas foram convidados para o ato, que contou com a presença, para além de Jorge Fidalgo, de Hernâni Dias e António Branco. Os três formam o núcleo duro desta lista, que contará, ainda, com Luís Afonso na Mesa e Júlio de Carvalho no Conselho de Jurisdição.
Paulo Xavier foi convidado ainda na segunda-feira para integrar também a Mesa, juntamente com Luís Afonso, que terá, ainda, Ana Olinda Santos, indicada pela concelhia de Vinhais.
O núcleo duro da lista foi formado por Jorge Fidalgo, presidente da Câmara Municipal de Vimioso, que foi desafiado por Telmo Moreno para encabeçar uma lista de “união mas não de unicidade”.
Como Hernâni Dias também vinha sendo desafiado por outros quadrantes do PSD a avançar, sobretudo depois dos resultados da concelhia de Bragança, onde a lista por si apoiada teve uma vitória esmagadora, foi preciso haver um entendimento entre os dois, de forma a não fragmentar o partido tão perto das eleições autárquicas e quando o PSD ainda almeja eleições legislativas antecipadas.
Jorge Fidalgo garante que as negociações foram “uma coisa muito rápida, decidida em pouco tempo”. “Já nos conhecemos há muito tempo, trabalhamos em conjunto. Entendemos que o melhor para o partido era esta candidatura de união. Não de unanimismos”, voltou a frisar.
“O mais importante é que se tenha criado uma equipa unida, coesa, e que apresente às populações projetos verdadeiramente mobilizadores. Os principais atores na realização desses projetos são as concelhias”, destacou, na apresentação dos principais elementos da lista à Comissão Política.
A lista completa à Comissão Política inclui ainda nomes como José Luís Correia (presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães), Maria José Moreno (antiga deputada e indicada por Jorge Fidalgo), Manuel Rodrigo (antigo presidente da Câmara de Miranda do Douro, indicado por Hernâni Dias) ou Orlando Paçó (da concelhia de Moncorvo).
Miguel Abrunhosa (chefe de gabinete de Hernâni Dias) e António Baptista (vice-presidente da Concelhia de Bragança)  também a integram a lista de 13 elementos.
Ricardo Pinto, presidente da Distrital da JSD, foi outro a ser chamado, apesar de aquela estrutura do partido ter assento por inerência na CPD, bem como os Trabalhadores Sociais Demoncratas e as 12 concelhias.
A grande surpresa desta lista vem de Macedo de Cavaleiros, com um nome no feminino indicado por Hernâni Dias.
Cândida Brás foi indidada pelo autarca brigantino.
Lista completa
Comissão Política
1. Jorge Fidalgo
2. Hernâni Dias
3. António Branco
4. Miguel Abrunhosa
5. Maria José Moreno
6. António Batista
7. Manuel Rodrigo
8. Cândida Brás
9. José Luís Correia
10. Alfredo Ribeiro
11. Orlando Paçó
12. Susana Taveira
13. Ricardo Pinto
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa, com reações de Hernâni Dias, António Branco e Telmo Moreno)

 

Tags

Assinaturas MDB