Nordeste Transmontano

Rede de Bibliotecas vai apostar na digitalização

Publicado por Glória Lopes em Qui, 09/18/2025 - 09:24

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM) submeteu uma candidatura com vista à digitalização da rede de bibliotecas municipais “para facilitar o acesso a mais documentos”, revelou Rui Caseiro, secretário-geral, à margem do I Encontro realizado em Bragança na sexta-feira e no sábado.
Recentemente foi feito um investimento de 200 mil euros na rede de bibliotecas de Trás-os-Montes, criada em julho de 2022.
Da rede fazem parte oito bibliotecas municipais, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso. Dos nove municípios da CIM apenas a biblioteca de Vinhais não foi reconhecida pela Direção-Geral, mas dispõe de uma sala de leitura. “Desde aí tem-se feito um trabalho intenso de atividades diversas. Só uma, realizada recentemente juntou 1200 pessoas”, referiu Rui Caseiro que participou no encontro que teve como tema: ‘Novos desafios em rede: Contributos das Bibliotecas Públicas’. “As próprias pessoas que trabalham nas bibliotecas entenderam que era o momento de dar a conhecer o trabalho da rede e criar um momento de debate e reflexão sobre temas atuais, como a Inteligência Artificial, a informação e desinformação digital, problemas muitos atuais”, afirmou Rui Caseiro.
A CIM coordena a rede e, segundo Rui Caseiro, “tem-se feito um esforço em investimento para capacitar as próprias bibliotecas, nomeadamente na dotação de equipamentos informáticos e de plataformas para que as pessoas possam ter acesso digital”.
A iniciativa contou com vários especialistas que participaram em 17 painéis.

Assinaturas MDB