Salto vence Taça Transmontana de Futsal Sénior Masculino (com galeria)
O Grupo Desportivo e Cultural de Salto conquistou a quinta edição da Taça Transmontana de Futsal Sénior Masculino, ao vencer o Clube Desportivo de Miranda do Douro, por 5-2, em jogo realizado, este sábado, no Pavilhão Municipal de Valpaços, no distrito de Vila Real.
Num encontro equilibrado, Salto e Miranda do Douro, atuais detentores dos títulos de campeão distrital de futsal das Associações de Futebol de Bragança e Vila Real, demonstraram a qualidade existente numa modalidade que já é uma referência no território transmontano.
O triunfo da formação vila-realense começou a ser desenhado, ainda no primeiro tempo, com o golo de Fechas, aos 11’, a culminar um excelente trabalho individual do capitão barrosão.
Na entrada para o segundo tempo, aos 22’, Pedro Carneiro não deu hipótese na conversão de um livre direto.
A equipa do Salto vivia um bom momento e, aos 25’, Carlos Ferreira ampliou a vantagem para 3-0.
A resposta do Miranda do Douro não tardou e, aos 26’, Nickas com um pontapé fulminante reduziu para 3-1, sem dar hipóteses para o veterano guarda-redes Marcelo.
Aos 28’, os mirandeses construíram o 3-2, com Davide Delgado a rematar colocado ao segundo poste, após bom entendimento com Nickas.
Em situação de aperto, o Salto voltou a mostrar a eficácia demonstrada no início do segundo tempo e, aos 31’, António Castro, a passe de Esteves, deu alguma folga no marcador.
Aos 39’, Fechas dissipou todas as dúvidas ao fechar as contas em 5-2, ao aproveitar uma baliza deixada vazia pela aposta no quinto homem.
No final do encontro, o técnico mirandês Vítor Hugo considerou que o Salto foi um justo vencedor e apontou os motivos para tal declaração. "O Salto acaba por ser um justo vencedor, uma vez que quem marca mais merece sempre vencer. Tivemos muitas oportunidades desperdiçadas e bolas no poste, e a nossa falta de eficácia, com algumas falhas de concentração no segundo tempo, acabaram por determinar o desfecho desta partida."
Para o clube de Miranda do Douro segue-se a decisão de um novo troféu, a Supertaça Distrital António Parente, agendada para o próximo dia 23, em Macedo de Cavaleiros, onde irá medir forças com a EF Arnaldo Pereira. “Esperamos uma equipa da Arnaldo Pereira competente e bem preparada, contribuindo para um bom espetáculo de futsal num jogo que pode ser decidido nos detalhes,” afirmou Vítor Hugo.
Quanto ao Campeonato Distrital, Vítor Hugo evita prometer títulos e descarta qualquer responsabilidade acrescida como detentor do troféu. “Sentimos a responsabilidade de defender o símbolo que usamos no peito e estamos determinados a dar uma resposta à altura para os nossos adeptos mirandeses, honrando assim as tradições que são a base da criação deste clube.”
A não participação do Vila Flor nas competições seniores de futsal também mereceu a reflexão do técnico. "É uma pena vermos o Vila Flor sair, igualando o número de equipas da época passada, no entanto, é compreensível quando não há recursos financeiros para segurar os seus jogadores, que, devido à sua qualidade, naturalmente despertam o interesse de outras equipas”.
Do lado dos vencedores, Tiago Xavier, técnico do Salto, não escondeu a sua satisfação por somar mais um troféu na liderança do clube barrosão. “Este troféu representa o fecho da época passada com mais um prémio merecido, e estar aqui é a coroação do nosso desempenho na época passada, onde fomos campeões e conseguimos a subida à Terceira Divisão Nacional. É uma vitória justa num troféu que desejávamos vencer. Ainda há um longo caminho a percorrer e áreas a melhorar, mas a Taça está connosco e agora é altura de festejar”.
Quanto à partida, Tiago Xavier reconheceu algumas dificuldades. “No primeiro tempo, tivemos momentos de jogo muito positivos, com muita posse de bola, embora tenhamos criado poucas oportunidades de golo. No segundo tempo, corrigimos alguns aspetos e conseguimos criar mais oportunidades, culminando em golos. O Miranda do Douro demonstrou uma grande capacidade de sacrifício e nunca desistiu do jogo. Perante essas dificuldades, soubermos reagir e mostrámos uma grande maturidade ao conquistar uma vitória confortável”.
Segue-se o regresso à 3.ª Divisão, onde o clube militou pela última vez na época 2021/2022, e Tiago Xavier promete dar luta. “Na Terceira Divisão, o nosso objetivo é vencer todos os jogos. Não nos colocamos como 'coitadinhos'; queremos competir com seriedade e confiança, independentemente dos nossos recursos financeiros."
A primeira jornada da 3-ª Divisão Nacional de Futsal está agendada para o dia 23 de setembro, no campo do Ossela.
O Salto é a terceira equipa do distrito de Vila Real a vencer da Taça Transmontana de Futsal Sénior Masculino, sucedendo a Cerva (2019) e Carrazedo de Montenegro (2017). Já Mogadouro (2022) e Macedense (2018) foram os emblemas do distrito brigantino a levantar o troféu.
A Taça Transmontana é uma competição promovida entre a Associação de Futebol de Bragança e a Associação de Futebol de Vila Real, que abrange diversos escalões das modalidades de futebol e futsal na região transmontana.
Fotos: Guilherme Moutinho