FUTSAL DISTRITAL

Supertaça Distrital 'António Parente' segue para Miranda do Douro (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2023-09-24 11:29

O Clube Desportivo de Miranda do Douro venceu a Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP), por 5-2, e arrecadou a Supertaça Distrital de Futsal ‘António Parente’, em jogo disputado, este sábado, no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A formação brigantina, sob a orientação de Manuel Rodrigues, até entrou melhor na partida e, aos 2 ‘, Daniel Alves inaugurou o marcador, culminando uma potente arrancada pela ala direita que terminou com um disparo às redes da baliza defendida por Pina.

Em desvantagem, a equipa de Miranda do Douro começou a aproximar-se mais da baliza contrária e o golo parecia uma questão de tempo. Essa ideia foi confirmada ao minuto 16, graças a Vítor Hugo, que deu o melhor seguimento a uma jogada iniciada por Nickas. Estava feito o empate.

A dois minutos da buzina para o intervalo, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Diogo Correia, Castro rematou forte e colocado para o 2-1.

Na etapa complementar, o CD Miranda do Douro mostrou-se mais produtivo no ataque e ganhou vantagem, aos 23’, por Diogo Correia, após um bom trabalho individual do ala mirandês.

Um minuto depois, Vítor Hugo assinou o seu segundo golo, aproveitando da melhor maneira uma assistência sublime de Castro.

No último minuto do encontro, com a EFAP a jogar com guarda-redes avançado, o Miranda do Douro aproveitou uma recuperação de bola para conseguir o 5-1, com a baliza deserta, marcado por Nickas.

Já a segundos do final da partida, Tiago Araújo da EFAP ainda reduziu a diferença para 5-2, resultado com que terminou mais uma edição da Supertaça Distrital de Futsal ‘António Parente’.

No final da partida, Vítor Hugo, responsável pelo conjunto de Miranda do Douro, mostrou-se orgulhoso por garantir a conquista de mais um troféu, na curta história do clube mirandês, após as conquistas do Campeonato e Taça Distrital. “Entrámos um pouco desconcentrados e bastante passivos na defesa; a EFAP entrou agressiva e acabou por marcar o golo. Tivemos que reajustar e, a partir da metade do primeiro tempo, o jogo acabou por se tornar totalmente diferente, onde crescemos na partida e acabámos por 'dar a volta' ao resultado. No segundo tempo, realizámos uma excelente exibição que valeu uma conquista inteiramente justa deste troféu”.

Às vésperas do início do Campeonato Distrital, marcado para o dia 6 de outubro, Vítor Hugo recusa rótulos de candidato ao título. “Este é um projeto novo, que fez agora um ano, e não nos vamos desviar das crenças com que este clube foi criado. O nosso clube surgiu para dar oportunidade aos jovens da terra de competir, proporcionando as condições para enfrentar as partidas com a capacidade de vencer, mas só no final do campeonato fazemos as contas. Rejeitamos assumir qualquer candidatura a títulos distritais.”

Para Manuel Rodrigues, treinador da EFAP, a experiência dos jogadores do Miranda do Douro acabou por desempenhar um papel crucial na decisão do encontro. "Entrámos bem no jogo, mas dois erros individuais acabaram por oferecer os dois golos ao Miranda no primeiro tempo. No entanto, fizemos uma excelente primeira parte, e acredito merecermos ter regressado aos balneários com outro resultado. No início da segunda parte, entrámos mal, e contra uma equipa experiente, isso acabou por fazer a diferença. Agora é voltar o foco para o Campeonato, onde queremos mostrar uma equipa competitiva, sem apontar aos lugares cimeiros da tabela, tendo em conta que sofremos muitas mudanças."

De regresso a Bragança, Arnaldo Pereira, figura maior do futsal com 34 títulos nacionais e internacionais, bem como 208 internacionalizações pela seleção das quinas, pretende, aos 44 anos, encerrar a sua carreira no clube que leva o seu nome. A estreia como jogador da EFAP não resultou na conquista do troféu, mas Arnaldo Pereira mostrou-se feliz e espera desempenhar um papel determinante no desenvolvimento do clube.  “Jogar com a minha EFAP já foi uma vitória, é uma alegria enorme estar finalmente a jogar aqui em Bragança. Este ano consegui cumprir a promessa de jogar pela EFAP e espero dar o meu contributo ao longo da época. Acredito ser importante darmos a cara para a evolução da modalidade e esse é o meu papel neste regresso”.

Como figura incontornável deste troféu, surge o homem que deu o nome à competição, António Parente, que dos tempos de goleador-mor ainda guarda a saudade. "É um orgulho enorme sentir este reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos em que estive ligado ao futsal. É uma emoção enorme, não é para todos ter o nosso nome associado a um troféu. Sinto uma saudade enorme desses tempos e rever jogadores como o Arnaldo com quem joguei é especial, mas a idade não perdoa".

O Clube Desportivo de Miranda do Douro é o novo detentor da Supertaça Distrital de Futsal ‘António Parente’, sucedendo a Mogadouro, vencedor da edição de 2022.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB