Diocese

Três irmãs fizeram os votos perpétuos

Publicado por Ir. Maria José Oliveira em Qui, 2023-12-21 10:02

A 8 de dezembro, a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado associou a celebração da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria à entrega radical a Cristo e à sua Igreja das Irmãs Laura Cumbi, Leopoldina Natália e Maria Cassule. Através da Profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, que fizeram publicamente e por toda a vida, querem, como Maria, que se faça nelas a vontade do Senhor.

A celebração realizou-se na Igreja de Santa Maria, em Bragança, presidida por D. Nuno Almeida, bispo da diocese de Bragança-Miranda e concelebrada por mais seis sacerdotes. D. Nuno Almeida explicou o significado de celebrar Maria Imaculada, “como a mais bela criatura humana, onde não há sombra de pecado”. Falou do papel de Maria na história da salvação e a grande lição que a liturgia deste dia nos oferece: “tornarmo-nos santos e imaculados”.

Dirigindo-se às Irmãs professantes lembrou-lhes que “a vocação é um dom que recebestes do Senhor, que fixou o seu olhar sobre vós e vos amou e vos chamou a segui-Lo mediante a vida Consagrada. A vida consagrada tem esta marca do amor e da entrega sem reservas”, declarou. O Prelado de Bragança recordou às Irmãs que para que possam ser felizes devem encontrar “no sacrário, no confessionário e no rosário o alento e a força para todos os momentos da vida.”

Chamou ainda a atenção para a valorização que o Papa Francisco dá à “santidade comunitária”, lembrando que este estilo de vida fraterna pode ser como que um farol neste mundo onde cresce o individualismo e a indiferença.

A Ir. Laura é moçambicana; as Irmãs Leopoldina e Maria são angolanas. Apesar de estarem longe dos seus países, a celebração foi transmitida através do facebook da Congregação e pôde ser seguida por familiares e amigos. Foi um momento de beleza, animado musicalmente pelos jovens da Diocese que participaram no coro da JMJ em Lisboa e algumas Irmãs da Congregação.

Estiveram presentes várias Irmãs das diferentes comunidades de Portugal. Esta celebração foi precedida por três meses de preparação intensiva das Irmãs, sendo a última semana de retiro espiritual, orientado pelo padre Fernando Calado Rodrigues.

Com Maria, a Imaculada, que é a Padroeira das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, cantamos as maravilhas que Deus opera em cada um dos que vivem o desejo de lhe pertencer inteiramente e caminham com os olhos fitos na meta que é Cristo, o Homem novo.

Assinaturas MDB