Vinhais vence 3.ª edição da Taça Concelhia de Futebol (com galeria)
O Futebol Clube Vinhais conquistou pela primeira vez no seu historial a Taça Concelhia de Futebol, ao vencer o Rebordelo, por 4-0, em jogo disputado, este domingo, no Estádio Municipal de Vinhais.
A vitória da equipa da casa não sofre contestação, numa partida onde a turma de Marco Mobil acabou por dominar o dérbi concelhio, assumindo a liderança no marcador logo aos 9 minutos, com um golo de Diogo Souza. O ponta de lança brasileiro aproveitou um erro defensivo de Coy e deu início à goleada vinhaense.
Mais golos só no segundo tempo, aos 54 minutos, por Casares, na conversão de uma grande penalidade, a castigar mão na bola de Arims na área.
Aos 62', Diogo Souza voltou a fazer o gosto ao pé, ao desviar o cruzamento bem medido de Miguel Gonçalves.
As contas do dérbi ficaram encerradas ao minuto 82 com o tento de Dani Adão. O médio do Vinhais soube aproveitar da melhor forma o excelente trabalho do veloz Casares.
Nas declarações pós-jogo, o técnico do Vinhais, Marco Mobil, elogiou o comportamento dos seus jogadores. "Sinto-me feliz, principalmente pelo que a minha equipa produziu em campo e pela disponibilidade demonstrada nos diversos momentos do jogo, sendo esse o segredo desta vitória. Jogámos contra uma equipa com capacidade, que valorizou a nossa vitória, mas em que soubemos aproveitar ao máximo os erros cometidos”.
A primeira jornada do Campeonato Distrital está marcada para o próximo domingo (24) e Marco Mobil não espera facilidades na receção ao Carção. “Este é um jogo num contexto amigável, enquanto no Campeonato tudo muda, com diferentes responsabilidades e dinâmicas. Não podemos esperar que o Vinhais vença todos os jogos por 4-0, mas queremos deixar a impressão de uma equipa dominadora, que joga sempre para ganhar."
Do lado do Rebordelo, Tiago Pona mostrou-se frustrado com a atitude dos seus jogadores. "Ganhou a equipa que quis vencer mais, por isso, o Vinhais está de parabéns pela conquista do troféu. Para representar o Rebordelo, é necessário ter muita vontade de trabalhar e apenas falar não é suficiente. Há males que vêm por bem, e perder esta Taça deve servir como um alerta, pois no próximo domingo, diante do Macedo, não podemos cometer erros. Este troféu tem o seu valor, mas é no Campeonato Distrital que precisamos mostrar mais e corrigir certos comportamentos”.
Esta é a terceira derrota consecutiva do Rebordelo, após os deesaires frente ao Mirandela, na Supertaça Sílvio Carvalho, e com Os Sandinenses, na Taça de Portugal, ambas equipas do Campeonato de Portugal. “Não podemos manter uma boa atitude em dois jogos contra equipas de um escalão superior e, quando enfrentamos uma equipa do nosso nível, não demonstrar a mesma postura. Isto é, essencialmente, um desafio mental. Se não nos mantivermos focados, será muito difícil alcançar vitórias, e neste jogo não apresentámos os argumentos necessários contra uma equipa que se mostrou agressiva. Não devemos ficar a lamentar, mas sim olhar para o futuro e trabalhar para alcançar o nível desejado," assegurou Tiago Pona
O Futebol Clube Vinhais consegue, assim, arrecadar a 3.ª edição da Taça Concelhia de Futebol, evento promovido pelo Município de Vinhais, sucedendo ao Rebordelo, que havia vencido as duas edições anteriores, em 2022 e 2019.
Fotos: Guilherme Moutinho