Baixo Sabor

Água nas albufeiras dos rios Douro, Sabor e Tua deveria ser utilizada no regadio devido à seca

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-05-25 18:11

O presidente da Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais, com sede em Mogadouro, defendeu esta quinta-feira que a água existente nas albufeiras dos rios Douro, Sabor e Tua deveria ser utilizada no regadio, e não exclusivamente na produção de energia.

“É fundamental começar a pensar, seriamente, na utilização da água existente nestas albufeiras para fins agrícolas, e não só para a produção de energia. Trata-se de água que depois corre para o mar sem outro tipo de aproveitamento”, explicou Armando Pacheco, manifestando-se preocupado com o desaproveitamento.

O dirigente acrescentou que culturas como o amendoal ou olival estão próximas destes empreendimentos hidrelétricos (albufeiras dos rios Douro Sabor e Tua) e que “sem água” não se tornam rentáveis “para os agricultores, principalmente em tempo de seca”.

“Vou ainda mais longe, há muita água que se desperdiça a norte do rio Douro, principalmente nos seus afluentes. Esta água tem igualmente de ser armazenada quando estamos em pleno, para depois ser utilizada em situações mais críticas”, vincou.

Assinaturas MDB