Bragança

Alcídio Castanheira homenageado pelo seu percurso na ASMAB

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2024-04-01 11:25

A Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) aproveitou as comemorações do seu 154 º aniversário para homenagear Alcídio Castanheira, anterior presidente da instituição, falecido em março de 2023. “Foi um dos ilustres membros do concelho de direção da ASMAB e um associado que fez tudo pela instituição”, explicou Luís Martins, atual responsável pela ASMAB, à margem da homenagem que teve lugar no passado sábado.

Além da celebração de uma missa na igreja da Sé e da deposição de um ramo de flores na campa de Alcídio Castanheira no cemitério, foi descerrada numa placa na sede da ASMAB em memória do antigo presidente. “Alcídio Castanheira esteve na ASMAB entre 2005 e 2023. A instituição cresceu muito graças a ele. Houve um boom, se não em quantidade de sócios, pelo menos em resposta fornecidas. Abrimos mais respostas e fizemos uma maior intervenção na sociedade. Temos cerca 600 associados e 300 utentes. A maioria dos utentes vem à procura de alimentação, cujos pedidos têm vindo a aumentar, sobretudo, por parte de imigrantes ou refugiados que aparecem e entram pelas fronteiras e não sabem como resolver os problemas”, afirmou Luís Martins ao Mensageiro.

O responsável admite que muitos dos estrangeiros, que procuram a ASMAB, têm necessidades que vão além da alimentação. “Não temos resposta para eles. Por exemplo, não temos dormidas. Só damos o que temos, como alimentação e mobiliário, se têm casa”, acrescentou.

Casa de Acolhimento é uma nova aposta na área do alojamento temporário

A ASMAB vai inaugurar em Abril a Casa de Acolhimento, em Bragança, destinada a pessoas que carecem de alojamento temporário “por causa de algum percalço que possam ter tido, como desemprego”, referiu Luís Martins. “Falta mobilar a casa que está localizada na sede da instituição [junto à Praça Camões]. Tratou-se de um investimento de 200 mil euros, para a renovar e fazer obras”, acrescentou.

Assinaturas MDB