Árbitro da AF Bragança protagoniza momento pioneiro no futebol português
O portuense João Pedro Afonso, da Associação de Futebol de Bragança, inscreveu um capítulo na história do futebol português ao tornar-se o primeiro árbitro a explicar ao público, em tempo real e via microfones, uma decisão do videoárbitro.
O momento inédito ocorreu ao minuto 58 do jogo Länk Vilaverdense-Santa Clara, da 20.ª jornada da II Liga de futebol, disputado nesta sexta-feira no Estádio Cidade de Coimbra, a casa emprestada do Vilaverdense.
O árbitro, João Pedro Afonso, de 28 anos, recorreu ao VAR para reverter uma decisão - cartão amarelo por simulação - acabando por marcar uma grande penalidade a favor do Vilaverdense e retirar o cartão amarelo mostrado a Gonçalo Teixeira.
"Após a análise VAR, foi constatado que o defesa número 6 efetuou um pontapé no calcanhar do avançado número 7. Decisão final: retirar o cartão amarelo ao jogador número 7 e assinalar penálti", esclareceu João Pedro Afonso.
Este momento culminou com o golo de André Soares, que igualou o marcador em 1-1, resultado que se manteve até ao final do encontro.
A comunicação pública dos árbitros nos estádios representa uma inovação recente, atualmente em fase de teste em várias competições.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho