A Ciência está na praça do munícipio até sexta-feira
Até sexta-feira são esperados milhares de crianças e jovens na Feira das Ciências, em Bragança, onde são divulgados os trabalhos produzidos pela população estudantil do concelho dos vários níveis de ensino. Na tenda do certame, instalada junto à câmara municipal, estão à disposição experiências científicas que podem ser testadas pelo público, porque a feira está aberta a todos.
A Feira das Ciências é uma organização do Centro de Ciência Viva de Bragança (CCV) a que se associou o Instituto Politécnico, os agrupamentos de escolas, o IEFP e outras entidades. "Queremos chamar os investigadores para mostrar o que se faz dentro do IPB , trazendo-a para fora de portas", explicou Ivone Fachada, diretora do CCV.
Cada escola levou várias experiências, desde o fantástico mundo das enzimas até à evolução das espécies, à produção de etanol ou à robótica. "É Importante que toda a gente tenha um mínimo de cultura científica. Numa altura e que a maior potência do mundo (EUA) tem um líder que não acredita nas alterações climáticas e na ciência , acho que mais do que nunca é preciso lutar pela ciência em qualquer lugar do mundo", descreveu Ivone Fachada.