Nordeste Transmontano

CIM TTM quer apostar nas cadeias curtas para escoar produção agrícola

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-09-29 09:58

O desenvolvimento da pequena agricultura familiar e das cadeias curtas para escoar a produção local são apostas da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), que tem em marcha o projeto AgriSocial - Avaliação da pequena agricultura e da sustentabilidade demográfica, apresentado durante um seminário, na passada segunda-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança.
As projeções demográficas para 2031 e 2041 não são famosas e, mais uma vez, se estima a perda de população e o aumento do índice de envelhecimento nos nove concelhos do território da CIM-TTM.
O presidente da CIM-TTM, Jorge Fidalgo, considera que se trata de um instrumento importante, pois revela a realidade dos concelhos. “Os números apresentados suscitam discussão e precisam de ser analisados. Estamos a falar de projeções a 18 anos, nesse tempo as coisas podem alterar-se”, referiu Jorge Fidalgo sublinhando que o estudo serve “para apelar para as especificidades de cada um dos territórios e do da CIM em particular”, acrescentou. Sem receitas milagrosas para os problemas mais prementes, nomeadamente a perda de população e as dificuldades no desenvolvimento da agricultura, o autarca defende que as soluções “não são iguais para todos os territórios”.

Assinaturas MDB