Mirandela

Colaborador do HTQ vence concurso de fotografia de ambientes hospitalares

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-12-14 10:53

A fotografia “Na Saúde e na doença”, da autoria de Diogo Nóbrega, colaborador do Hospital Terra Quente (HTQ), unidade de saúde privada em Mirandela, venceu o primeiro concurso de fotografia de ambientes hospitalares dinamizado pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

O vencedor confessa que ficou surpreendido pela distinção. “Não contava mesmo, porque estavam muitos hospitais a nível nacional e foi uma boa surpresa”, conta Diogo Nóbrega revelando que a foto premiada retrata a ternura de um casal hospitalizado, em camas paralelas. “Tem um significado muito especial para todos os profissionais que tiveram oportunidade de privar com o casal. Estará eternizado nas nossas memórias que o amor é um laço inquebrável na saúde e na doença”, acrescenta.

Este “poema fotográfico”, como já foi rotulado, e as restantes nove fotografias finalistas, integram a exposição “Retratos da Vida nos Hospitais Privados”, inaugurada, na passada segunda-feira, no corredor principal do HTQ pelo facto de ter sido a unidade de saúde vencedora do concurso.

Para João Marinho de Sousa, diretor do Hospital Terra Quente, esta distinção “é um marco importante para a vida desta unidade de saúde” e logo numa altura em que está a comemorar 11 anos de vida na cidade mirandelense. “Demonstra a motivação e dedicação dos nossos profissionais de saúde que é um motivo de orgulho e sinal de que continuamos alinhados na nossa missão de prestar cuidados de saúde com qualidade, proximidade, em complementaridade e com uma fortíssima componente humana”, afirma.

A APHP desafiou os profissionais dos 129 hospitais privados portugueses a retratar a atividade hospitalar, com um foco muito especial em momentos de profundo humanismo. Para o presidente desta associação, o concurso revelou-se “absolutamente surpreendente”, com o número de candidaturas a exceder as expetativas. “Tivemos o gosto de receber dezenas de fotografias de grande qualidade e sensibilidade e é para nós muito gratificante testemunhar como os profissionais dos hospitais privados vivem tão intensamente a sua profissão, participam na vida das organizações e, acima de tudo, privilegiam a humanização dos cuidados”, explica Óscar Gaspar.

Até ao final de janeiro de 2024, as 10 fotografias finalistas estarão em exposição no Hospital Terra Quente, seguindo, depois, para as unidades de saúde dos segundos e terceiros classificados neste concurso de fotografias, neste caso, o Hospital Lusíadas, em Lisboa, e o Hospital da Luz, em Setúbal.

Assinaturas MDB