COVID-19

Com cooperação institucional a região terá rapidez para resolver problemas decorrentes da pandemia

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2020-04-08 15:34

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), Artur Nunes, está satisfeito com as medidas que estão a ser implementadas neste território, nomeadamente o trabalho que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai realizar no que respeita aos testes, que será complementar à unidade móvel da ULSNE localizada em Macedo de Cavaleiros e ao espaço fixo da capital de distrito, para servir os restantes municípios. "Mostra que temos um capital humano muito forte e capacidade de investigação muito boa no IPB, penso que está aqui o compromisso de cooperação institucional ao nível local e nacional, que a presença de três ministros aqui, bem como os autarcas e outras instituições locais. É também uma foram de mostrar ao governo que temos capacidade de mobilização e de produção ou de responder a problemas em caso de grande urgência", afirmou Artur Nunes.
O autarca admite que muitas vezes olham para a região "como sendo longe", mas que nos contexto atual "a partir do distrito temos mostrado que temos boas instituições e que as autarquias têm feito o seu trabalho de cooperação e que Bragança é um grande exemplo a nível nacional". Ainda assim, já existem alguns pontos de infeção no distrito, nomeadamente em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Moncorvo, que preocupam os autarcas. "O importante é que haja esta cooperação ao nível institucional porque se a houver teremos que ter alguma tranquilidade e frieza para resolver os problemas da melhor forma possível ao nível da prevenção e da rapidez de intervenção", acrescentou Artur Nunes.
Neste contexto é importante que nos municípios "haja uma boa articulação de meios ao nível da Proteção Civil Saúde Pública" porque "o importante é estarmos unidos num projeto comum, que é combater o Covid", assegurou.
A CIM criou uma bolsa de cerca de um milhão de euros que estará disponível em caso de necessidade financeira. "Se houver necessidade de adquirir testes ou outro equipamento, a CIM está disponível para financiar e apoiar", vincou o responsável.

Assinaturas MDB