Mogadouro

Concurso de bovinos de raça mirandesa com 45 animais

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2022-06-17 10:53

O concurso concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa regressou à localidade de Tó, no concelho de Mogadouro, após dois anos de interregno devido à pandemia provocada pela covid-19.

O certame contou com a presenças de 45 animais a concurso, provenientes uma dezena de explorações, repartidos por oito secções, sendo que os melhores exemplares ficam apurados para o concurso nacional desta raça autóctone de bovinos que se realiza este ano Malhadas, Miranda do Douro, que está previsto para o último fim de semana de agosto de 2022.

Para o presidente da câmara de Mogadouro, António Pimentel, a criação de gado uma das principais atividades económicas do concelho, considerado o setor como estratégico para o desenvolvimento coeso de todo o território.

“O município vai continuar a investir no apoio à criação de gado, à agricultura e às iniciativas empresariais de relevo para Mogadouro”, vincou.
No concurso realizado em Tó, o prémio de melhor reprodutor foi para o “Xardo”, um touro, propriedade do produtor António Marcos. Já em outras secções o grande vencedor foi Acúrsio Moredo, de Sampaio.

Para além do concurso, a iniciativa serviu, igualmente, para dar a conhecer os melhores exemplares de gado bovino mirandês do concelho e ao mesmo tempo, foi o de encontro e convívio para os produtores pecuários.

O Registo Zootécnico nos bovinos de raça Mirandesa iniciou-se em 1913, com a criação do Posto Zootécnico de Miranda do Douro, na freguesia de Malhadas. O registo abrangia os animais desta raça que eram explorados nas aldeias vizinhas instituição.
Dos seis concursos concelhios já foram realizados dois (Vinhais e Mogadouro), faltando quatro para terminar a ronda antes do nacional.

Assinaturas MDB