Bragança

Confraria da Castanha lamenta fim da feira Norcaça, Norpesca e Norcastanha

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-10-06 10:45

A Confraria Ibérica da Castanha lamentou, em comunicado, o final da Feira Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que se vinha realizando nos últimos anos no primeiro fim de semana de novembro, e cujo desaparecimento foi confirmado pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, na mais recente Assembleia Municipal, na semana passada.

“A Confraria Ibérica da Castanha vem pelo presente comunicado expressar o seu desapontamento relativo à decisão do Município de Bragança de não realizar a 19.ª Feira Internacional do Norte, Norcaça, Norpesca e Norcastanha”, diz o comunicado, assinado pela Grã-Mestrina, Sónia Geraldes.

A Confraria era uma das entidades integrantes da organização do evento, considerando que “a castanha merece maior destaque”.

“Temos muito orgulho e sentimos uma enorme honra de ter pertencido à comissão organizadora durante muitos anos. Gostaríamos de felicitar os fundadores deste certame pela sua visão estratégica naquilo que foi a constituição duma montra dos melhores recursos que o nosso território tem. Ao longo das 18 edições realizadas a feira demonstrou crescimento e afirmou-se como um acontecimento único na dinamização, promoção e valorização de recursos de importância fulcral no desenvolvimento e sustentabilidade da nossa região.

Consideramos que a Castanha merece maior destaque por tudo aquilo que representa não só em termos económicos, mas também em termos ecológicos e sociais”, escreve Sónia Geraldes.

A responsável pela Confraria Ibérica da Castanha lembra que “o castanheiro é, neste momento, o melhor e mais forte aliado no combate à desertificação que inquestionavelmente temos. Num ano tão difícil como o que atravessamos, depois de muitos meses de constrangimentos derivados da pandemia provocada pelo Covid-19 todos contavam com a alavanca que este certame dava na promoção, valorização e escoamento da castanha e de outros produtos regionais”.

Por isso, lamenta que os parceiros da organização tenham ficado a saber do cancelamento do evento pela comunicação social mas espera ver o surgimento de um novo evento em substituição da Feira.

“Esperamos que esta decisão do Município de Bragança, agora comunicada aos parceiros de organização pelos órgãos de imprensa local, se reflita numa nova modalidade de evento que consiga promover e valorizar ainda mais este valioso património que sustenta o território que todos ocupamos e pelo qual todos batalhamos como uma causa e riqueza comuns”, assinalou.

Por fim, manifesta a disponibilidade da Confraria para colaborar na defesa da fileira da castanha.

“É com enorme sentido de responsabilidade e consciente de tudo que a nossa fileira representa que estamos e estaremos sempre disponíveis para honrar e cumprir a nossa missão contribuindo para a defesa e valorização da fileira da castanha e do castanheiro.

Assinaturas MDB