Nordeste Transmontano

Covid-19: Distrito de Bragança regista os primeiros dois casos recuperados

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2020-04-07 17:22

Nas últimas 24 horas, estão confirmados mais 14 casos positivos no distrito.

Em plena pandemia do novo coronavírus, com o número de casos confirmados a subir diariamente, também no distrito de Bragança, eis que surge uma boa notícia.

As autoridades de saúde do distrito confirmaram, esta terça-feira, a recuperação de duas pessoas infetadas com Covid-19, depois de terem dado negativos os dois testes a que foram submetidas, condição exigida para as autoridades de saúde darem como recuperado alguém que tenha sido infetado pelo novo coronavírus.

A autoridade de saúde pública adianta apenas que se tratam de duas mulheres - uma de Mirandela e outra de Torre de Moncorvo.

Entretanto, já são conhecidos os números mais recentes da situação epidemiológica no distrito, referentes a esta terça-feira.

Até às três da tarde, estavam confirmados 156 casos da Covid-19, o que representa um aumento de 14 face ao dia de ontem.

Nos novos casos, seis são do concelho de Torre de Moncorvo, cinco de Bragança, dois de Vila Flor e um de Macedo de Cavaleiros.

No distrito, três pessoas já perderam a vida devido a esta pandemia.

Na distribuição dos casos pelos concelhos do distrito, desde 14 de março, dia em que foi confirmado o primeiro caso, registado em Mirandela, o concelho de Bragança continua a ser o que regista o maior número de infetados, já conta 75 casos. Torre de Moncorvo passa a ter 25, a grande maioria registados na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia.

Macedo de Cavaleiros passa a ser o terceiro concelho do distrito com mais casos de Covid-19, registando agora 16 pessoas infetadas, mas uma do que Mirandela, que mantém os 15 casos.

A seguir aparece o concelho de Vinhais com 7 casos, Vimioso com 6 e Vila Flor que já totaliza 5 pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Carrazeda de Ansiães tem três casos; Miranda do Douro tem dois, enquanto Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé registam um caso.

Até agora já foram testadas à Covid-19 um pouco mais de 1660 pessoas do distrito, o que significa que testaram positivo 9,4%, enquanto 42 pessoas ainda aguardam resultado laboratorial dos testes efetuados.

No total, as autoridades de saúde do distrito têm mais de 2100 contactos sob vigilância.

Em Portugal, segundo o último relatório da DGS, estão confirmados 12442 casos, mais 712 do que ontem (5,7%), e já morreram 345 pessoas, mais 34 do que ontem.

Há 1180 pessoas internadas, sendo que 271 encontram-se nos cuidados intensivos.

Das mortes registadas em Portugal, 86% tinham mais de 70 anos de idade, ou seja, das 345 mortes, 297 estavam nesse grupo etário.

Diga-se que, até agora, esta pandemia ainda não fez nenhuma vítima mortal abaixo dos 40 anos de idade, sendo que a maioria dos casos positivos acontece no grupo etário dos 40 aos 49 anos (2239 casos), registando até agora 4 mortos nessa faixa etária.

Nosso país, já foram infetadas 179 crianças, dos 0 aos 9 anos de idade.

Assinaturas MDB