Nordeste Transmontano

Covid-19: primeira morte no lar da Santa Casa de Miranda do Douro

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2021-01-04 13:51

O Lar de Misericórdia de Miranda do Douro registou hoje a primeira morte associada à covid-19, tratando-se de um homem de 93 anos que tinha outras patologias associadas, revelou a provedora da instituição.

"Registámos, hoje de manhã, a morte de um homem de 93 anos que estava infetado pelo novo coronavírus e tinha várias patologias associadas", explicou Jacinta Fernandes.

Um surto de covid-19 atingiu 60 dos 74 utentes e 16 dos 42 funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.

"Foram testadas 130 pessoas entre os utentes e funcionários. Deste total, 60 são utentes a que se juntam mais 16 funcionários". Trata-se de um surto relativamente grave”, afirmou no final de dezembro Jacinta Fernandes.

Segundo a provedora, todos os espaços do Lar foram já sujeitos a um processo de desinfeção levado a cabo por uma empresa especializada, e foi de imediato acionado o Plano de Contingência da instituição.

O primeiro caso positivo para o novo coronavírus naquela instituição foi registado no dia 23 de dezembro.
Os utentes e funcionários que testaram negativo no dia 29 de dezembro de 2020 serão "rastreados" novamente na terça-feira.

Jacinta Fernandes disse ainda que há três idosos que necessitam de vigilância médica "mais apertada", estando um internado numa unidade hospitalar da região.

Assinaturas MDB