Miranda do Douro

Cursos de língua e cultura mirandesa com grande procura

Publicado por AGR em Qui, 2022-10-13 10:37

Os cursos de língua e cultura mirandesa da Associação de Lhéngua i Cultura Mirandesa, têm tido grande procura, ao ponto de os promotores e terem visto obrigados a abrir uma segunda turma para dar resposta aos pedidos.

As sétima e oitava edições começaram esta semana, terça-feira, com cerca de 40 inscrições.

“Os cursos começaram em outubro de 2020, consequência da situação de pandemia que se vivia. Decidimos oferecer cursos de introdução à língua e cultura mirandesa, de iniciação. Correu tão bem que já vamos para os sétimo e oitavo cursos que abriram esta semana”, explicou ao Mensageiro o presidente da Associação, Alfredo Cameirão.

São 25 horas, 16 delas online e as restantes em trabalho autónomo.

“Em cada sessão temos dois professores mais um especialista”, explicou, adiantando que “uma das grandes vantagens é que são reconhecidos como formação de docentes, o que cria mais apetência nos professores”.

Este ano iria abrir um curso, com 20 vagas mas a procura excedeu largamente a oferta, pelo que abriram duas turmas.

A temática tem estado a criar expectativa até a nível internacional.

“Temos interessados de todo o mundo, Portugal, Espanha, Chile, EUA, Brasil, República Dominicana, Polónia, Macau, França. Esse interesse causou-nos alguma surpresa. Demos quatro de iniciação e mais dois de segundo nível. Tínhamos pensado numa turma de 20 formandos e tivemos 40 inscrições. Agora, com mais um curso de iniciação, aconteceu a mesma coisa. Por isso, fizemos duas turmas em dois dias diferentes, para não deixar ninguém de fora”, explicou o mesmo responsável.

Assinaturas MDB